Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CMCR05

21 de julho, 2011 às 15:13

Kleber Silva Albuquerque

Gerente Agrícola da ETH Bionergia, em Costa Rica

Kleber Silva Albuquerque, gerente agrícola da ETH, em Costa Rica (Foto: Luciana Aguiar)

O site Costa Rica Em Foco entrevistou neste mês de julho, o gerente agrícola da ETH Bioenergia, em Costa Rica - Kleber Silva Albuquerque.

 

A entrevista teve como objetivo apresentar aos leitores informações sobre a ETH na cidade. Albuquerque destacou que a usina de Costa Rica deverá entrar em operação em outubro deste ano e que estão sendo investidos aproximadamente R$ 1 bilhão.

 

A unidade vai produzir 360.000.000 l de etanol anualmente e deverá gerar aproximadamente 1,5 mil empregos. Além de produzir álcool anidro e álcool hidratado, a indústria terá potencia instalada para co-geração de até 380 GWh (gigawatts/hora) de energia elétrica em sua estabilidade.

 

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

 

CR em Foco:  Quantas usinas a ETH têm em Mato Grosso do Sul? E no Brasil?

 

Kleber: Atualmente em MS temos três unidades, sendo apenas duas em produção e nove unidades no total, deste, sete em produção. 

 

CR em Foco:  Qual o investimento que a usina de Costa Rica recebeu nas áreas agrícola e industrial?

 

Kleber: Aproximadamente R$ 1.000.000.000.

 

CR em Foco: Qual a previsão de inauguração da usina, em Costa Rica?

 

Kleber: Provavelmente em outubro de 2011.


CR em Foco: O que a usina irá produzir e qual sua estimativa de produção?

 

Kleber: A unidade irá produzir apenas etanol e co gerar energia. Com produção de 360.000.000 de l de etanol e 380 GWh de energia elétrica em sua estabilidade.

 

CR em Foco: E quanto à geração de empregos diretos, quantos já foram gerados e quantos ainda podem ser oferecidos na área agrícola e administrativa?

 

Kleber: Atualmente a ETH tem em seu quadro aproximadamente 1.100 integrantes, com perspectiva de aproximadamente 1.500 integrantes totais.

 

CR em Foco: Vamos falar um pouco sobre a mão de obra qualificada na cidade, qual a posição da ETH, o que a empresa tem feito para amenizar esse problema?

 

Kleber: Os pontos críticos em relação a mão de obra local  é o pouco conhecimento do setor sucroenergetico. Contudo, o interesse da ETH é qualificação das pessoas da comunidade para aproveitá-las na empresa, sem que haja necessidade de buscar profissionais em outras regiões, por isso investe em capacitações e treinamentos aos integrantes e pessoas da cidade.

 

Neste ano a ETH – CR até o momento qualificou cerca de 130 pessoas para diversas áreas como operador plantadora, operador Trator, operador de Colhedora e Borracheiro. A ETH apóia o Programa PLANSEQ que capacitará esse ano 40 pessoas para áreas de Operação de Máquinas e Manutenção Agrícola.

 

Ainda em parceira com instituições como SENAI promoverá cursos de qualificações na área industrial e agrícola, visando sempre o desenvolvimento da população de Costa Rica.

 

CR em Foco: E sobre os projetos sociais, o que a ETH está desenvolvendo em Costa Rica?

 

Kleber: A ETH, através do programa energia social que tem por objetivo promover transformações sociais e resgatar a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável dos municípios, que teve seu lançamento em maio de 2011 na cidade de Costa Rica, apóia projetos de sustentabilidade em prol da comunidade local. Projetos estes, que devem ser realizados de forma a atender as necessidades sócio, econômico, cultural e ambiental da cidade.

 

CR em Foco: Você saberia me dizer por que Costa Rica foi escolhida para sediar uma unidade da ETH?

 

Kleber: É uma cidade estratégica logisticamente para escoamento de produção e com bom potencial de expansão para a cultura da cana de açúcar.

Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

CRF Anuncie

Entrevistas / Artigos

Paulo César Regis de Souza

Previdência Social – 100 anos

Nayara Felizardo, repórter Intercept

Quando o assédio vem da Justiça

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!