27 de julho, 2011 às 12:20
Presidente do PR em Costa Rica (MS)
O site Costa Rica em Foco está realizando no decorrer deste ano entrevistas com presidentes de partidos municipais com o objetivo de apresentar as ideias dos partidos. Estamos utilizando como critério as mesmas perguntas para todos os presidentes entrevistados.
A terceira entrevista do ano é com o presidente do PR – Partido da República, vereador Moacir Justino de Almeida filiado no partido aproximadamente 10 anos e que assumiu a presidência municipal no ano de 2006.
O PR Nacional foi fundado em 24 de outubro de 2006, homologado no TSE - Tribunal Superior Eleitoral no dia 21 de dezembro de 2006. A sigla uniu dois partidos: o PL - Partido Liberal e o PRONA - Partido da Reedificação da Ordem Nacional. Confira abaixo a entrevista do vereador Moacir Justino:
CR em Foco: Quantos filiados possui hoje o seu partido?
Moacir: Mais ou menos uns 100, 120 filiados.
CR em Foco: Qual a representatividade hoje do PR no município? Possuem-se cargos eletivos, ou alguma secretaria?
Moacir: O PR hoje diante da administração do Baird nós não temos nenhuma secretaria. Eu acho que é porque nós disputamos a eleição do contrário, foi do lado do Roberto, então até hoje nós não tivemos a oportunidade de ter um cargo dentro da Prefeitura ou fazer parte da administração trabalhando e dando ideias em reuniões. No caso do legislativo eu sou representante do partido como vereador.
CR em Foco: Quais as pretensões do partido visando às próximas eleições?
Moacir: O PR quer disputar a eleição tendo candidato a vereador e se possível também lançar candidato a prefeito.
CR em Foco: Hoje que posição esta o seu partido em relação à Atual Administração? Aliado ou oposição?
Moacir: Nós não podemos falar que somos contra “oposição”. A partir do momento que a gente disputa uma eleição, na eleição a gente tem oposição, passou a eleição nós temos objetivo, e o nosso objetivo é o município. É trabalhar para o povo, ajudar a administração, eu sempre procurei isso, fazer parte da administração.
Muitas vezes a gente tem certa dificuldade, as pessoas às vezes não entendem a posição da gente, mas eu sempre tenho trabalhado dessa maneira, ajudar o máximo possível em todos os seguimentos, em todas as secretarias, eu sempre busquei fazer um trabalho bem de perto para ajudar a administração.
CR em Foco: Com a aprovação da Lei que veta coligação nas proporcionais qual a situação do PR?
Moacir: Eu creio que é uma preocupação de todos os partido, mas no PR nós estamos trabalhando para a gente lança candidato a vereador em condições de eleger. Não podendo fazer a coligação eu vejo uma facilidade também, todo partido que fizer legenda automaticamente ele faz dois vereadores. Então dificulta para uma parte, mas para a outra parte facilita também eleger dois vereadores dentro do partido e o que a gente mais espera é ter parceiro dentro do mesmo partido no legislativo.
CR em Foco: Para você, qual é o grande desafio a ser superado pelo Executivo Municipal visando às próximas eleições?
Moacir: Eu acredito que o Executivo, o prefeito, ele tem certa dificuldade. Eu acho que a dificuldade maior dele hoje é buscar voto, de todos nós, mas principalmente o prefeito ele tem essa dificuldade. Eu acho assim, a dificuldade maior dele é fazer derrepente essa questão do Waldeli e ele hoje no momento. Eu vejo que tem que definir isso ai, a partir do momento que definir se vão trabalhar juntos os dois ou se vai ser contra ai as coisas vão se definindo, vai pegando caminho.
CR em Foco: O senhor já afirmou que seu partido tem pretensões em disputar o executivo municipal nas próximas eleições, já tem nome?
Moacir: Olha, falar nome é meio complicado porque nós no momento vemos certa dificuldade em falar nome hoje. Nós estamos trabalhando, buscando parceiro para disputar a eleição no legislativo, mas no executivo derrepente pode surgir uma surpresa.
CR em Foco: Como o senhor avalia a atuação do Governador do Estado André Puccinelli no Município de Costa Rica?
Moacir: Eu acho assim, o nosso governador é uma pessoa muito inteligente. Até esses tempos atrás eu estava comentando, muitos governadores vêem e procura fazer um trabalho em questão de fazer aterros, levantar estrada, arruma a estrada de chão e o nosso governador tem feito um trabalho diferente, ele junto, seguro e lançou asfalto que é o mais importante, faz uma vez e fica eternamente.
Eu acho que a melhor maneira de fazer estrada é essa maneira, pois si você levanta uma estrada e cascalha daqui um mês tem que fazer tudo de novo, eu dou os parabéns por ele da maneira que ele agiu, e buscando parceiro com o governo federal também que beneficiou muito nossa região. Está de parabéns pelo trabalho que está desempenhando em Costa Rica.
CR em Foco: Qual deverá ser o grande sonho a ser buscado para o município de Costa Rica nos próximos anos através da classe política?
Moacir: A minha preocupação, que nós sempre temos batido o PR, é na questão do investimento na educação. Tem que investir na educação em primeiro lugar porque tendo educação as pessoas desenvolvem e as coisas vão cada vez melhor. Si investir na educação, na tecnologia e também na saúde que são as principais áreas a serem investidas.
CR em Foco: Qual a sua opinião sobre “Candidatura Única”?
Moacir: Eu sou contra a candidatura única porque eu acho que nós temos que dar oportunidade para as pessoas que estão querendo escolher o seu representante e se ele tem oportunidade de escolher vai escolher um ou outro e só nós lançarmos a candidatura única nós estamos tirando a maneira deles escolherem, a liberdade deles.
Clique no play e ouça a entrevista na íntegra.
Confira as principais charges que estão circulando na internet.
PUBLICIDADE
Paulo César Regis de Souza
Nayara Felizardo, repórter Intercept
» todas as entrevistas e artigos