Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

ALEMS 05

09 de agosto, 2011 às 20:07

Subsecretário de Obras, Penides Garcia Jacinto

Presidente Municipal do PMDB

Presidente Municipal do PMDB e subsecretário de Obras, Penides Garcia Jacinto (Foto: Luciana Aguiar)

O site Costa Rica em Foco está realizando no decorrer deste ano entrevistas com presidentes de partidos municipais com o objetivo de apresentar as ideias dos partidos. Estamos utilizando como critério as mesmas perguntas para todos os presidentes entrevistados.

 

A quarta entrevista do ano é com o presidente do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro, subsecretário Municipal de Transportes, Urbanização e Obras Públicas Penides Garcia Jacinto filiado no partido desde 1990, ele assumiu a presidência municipal há cerca de dois anos.

 

O PMDB foi fundado em 1980, possui uma orientação política centrista. É sucessor do Movimento Democrático Brasileiro, legenda de oposição ao Regime Militar de 1964.

 

Confira abaixo a entrevista de Penides ao Costa Rica em Foco:

 

CR em Foco: Quantos filiados possui hoje o seu partido?

 

Penides: Hoje possui 470 filiados.

 

CR em Foco: Qual a representatividade hoje do PMDB no município? Possuem-se cargos eletivos, ou alguma secretaria?

 

Penides: Sim possui. São secretária de obras do partido, secretaria de governo também. São as duas secretarias. No legislativo são dois vereadores, o presidente da Câmara (Lourenço Filisbino Paula) e o vereador Adair Tiago. 

 

CR em Foco: Quais as pretensões do partido visando às próximas eleições?

 

Penides: O partido tem uma visão de fazer suas alianças agora. Já está chegando à época de fazer as conversas, fazer os “namoros” e quando chegar à hora da campanha pra gente já está aliado com os partidos. O PMDB juntamente com o prefeito já tem uma aliança do passado e a esperança é que essa aliança continue as mesmas alianças e outros partidos que vem a nos unir para criar mais força política.

 

CR em Foco: Hoje que posição esta o seu partido em relação à Atual Administração? Aliado ou oposição? (ELIMINADA, POIS JÁ FOI RESPONDIDA).

 

CR em Foco: Com a aprovação da Lei que veta coligação nas proporcionais qual a situação do PMDB?

 

Penides: Eu não sei. Ainda não foram definidas as leis que vetam a coligação, já foi!?. Ainda não foi votada, para esse mandato de 2012 ainda vai valer a coligação, no momento de hoje. Ainda está para votar.

 

CR em Foco: Para você, qual é o grande desafio a ser superado pelo Executivo Municipal visando às próximas eleições?

 

Penides: A melhoria no executivo é no desenvolvimento do município em comum e em geral, tanto na área da educação, quanto na saúde, quanto no transporte (nas rodovias, nas MS) que agora o governo já beneficiou a nossa região bastante, mas que ainda tem algumas MS que a gente tem uma grande esperança até 2014 que é o mandato desse governo.

 

Então a gente acredita muito ainda nesse desenvolvimento que são a região de Costa Rica à Figueirão, de Costa Rica ao estreito, são duas pedras fundamentais no meu entender que Costa Rica está necessitando bastante ainda, além da grandeza que ele já fez por Costa Rica.

 

CR em Foco: Seu partido tem pretensões em disputar o executivo municipal nas próximas eleições, o senhor já teria alguns nomes?

 

Penides: Sim, o partido ele já tem os pré-candidatos. Para o cargo de vereadores já têm vários pré-candidatos e a gente ta trabalhando para que possamos interar o cargo de candidato que ainda não estou bem informado sobre a resolução do mandato de 11 vereadores, que Costa Rica vai passar para 11, eu ainda não vi a resolução do partido que é 30% feminino e os outros 70% masculino.

 

Ainda não sei se vai ser 16 se vai ser 18, eu preciso pegar a resolução para a gente estar mais informado disso. Mas, na verdade a gente está trabalhando e vamos ter um quadro de pré-candidatos por enquanto bem tranquilo dentro do partido. Eu acredito que nós vamos chegar nesse índice da quantidade que exige o partido.

 

CR em Foco: Como o senhor avalia a atuação do Governador do Estado André Puccinelli no município de Costa Rica?

 

Penides: Eu avalio muito boa. A região Norte ainda não estava no desenvolvimento que nem as outras regiões então esse governo trouxe um grande desenvolvimento. A necessidade maior de Costa Rica seria as estradas, então a BR 359 veio dar uma força muito grande para essa região Norte ligando a MS 306 e a MS 316 e o Anel Viário então foi uma grandeza que a região Norte hoje vai ficar comparada com as outras regiões em termos de rodovias, então eu dou nota 10 pra esse governador que é um orgulho para nós daqui de Costa Rica. Esse governador que veio fazer esse grande desenvolvimento aqui nessa região Norte.

 

CR em Foco: Qual deverá ser o grande sonho a ser buscado para o município de Costa Rica nos próximos anos através da classe política?

 

Penides: Eu acho que o grande sonho de qualquer político seria trazer grandes empresas, até pequenas empresas porque a pequena empresa também gera muito emprego. Mais uma empresa grande ela trás um nome maior para o município. Que nem veio a ETH, uma empresa de porte grande que trouxe muito benefício, muito emprego, gerou um grande emprego no município e gerou também uma economia muito grande no município.

 

Apesar de alguns transtornos que a cidade não estava bem preparada no caso da saúde, a educação, transporte, o comércio local às vezes não estava bem preparado, mas esta em atividade de desenvolvimento e acredito que essa empresa, o porte dessa empresa seria a pedra fundamental que um prefeito gostaria de ter em Costa Rica, outra empresa do porte dessa.       

 

CR em Foco: Qual a sua opinião sobre “Candidatura Única”?

 

Penides: Candidatura única eu não vou dizer que sou contra ou favorável. Eu quero dizer assim, dentro de um País democrático onde cada um tem o direito de se expor, a sua candidatura. Eu acho que a democracia cabe a cada um expor seu direito.

 

Agora, se haver um consenso de todos os partidos, com toda a classe política, a classe trabalhadora e até o comércio, todas as entidades profissionais e particulares se isso sair seria uma benção porque o município só ia ganhar com isso, mas eu penso que se for por um motivo de uma aliação amigável eu não concordo, só concordo se for amigável.

 

Clique no Play e ouça a entrevista:


Flash Player Is Not Installed.


Either Flash Player is not installed or javascript is disabled.No HTML5 video capability. For best experience it is recommended that you download Flash Player from Adobe.


Get Adobe Flash player


Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

CRF Denuncie

Entrevistas / Artigos

Paulo César Regis de Souza

Previdência Social – 100 anos

Nayara Felizardo, repórter Intercept

Quando o assédio vem da Justiça

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!