Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Melhores do ano

04 de maio, 2017 às 09:24

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

Fica conosco

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

PALAVRA - Evangelho segundo S. Lucas 24,13-35
 
Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes. “Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?”. Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: “Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias”. E Ele perguntou: “Que foi?”. Responderam-Lhe: “O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram”. Então Jesus disse-lhes: “Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”.... 
 
Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo:”Ficai conosco”.... Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: “Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”....  “Na verdade, o Senhor ressuscitou....” 
 
A Liturgia do domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar? 
 
No Evangelho, o Peregrino aponta aos DISCÍPULOS DE EMAÚS o caminho para reconhecer o Cristo Ressuscitado. (Lc 24,13-35) Os DISCÍPULOS estão tristes, desanimados, decepcionados, frustrados... abandonam a Comunidade e voltam para casa, dispostos a esquecer o sonho. Aguardavam um Messias glorioso, um Rei poderoso, um Vencedor e encontram-se diante de um derrotado, que tinha morrido na cruz. Aparece um PEREGRINO, que caminha com eles... e começam a falar do assunto do momento: JESUS, Profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e dos homens, mas que teve um fim inesperado... O Peregrino interpreta as ESCRITURAS, que falam do Messias... Eles escutam com interesse... e seus corações começam a "arder".
 
No final da tarde, os discípulos chegam em casa e fazem um CONVITE: "Fica conosco". Querem prolongar a agradável companhia. Após ter acolhido a PALAVRA do Peregrino, lhe oferecem
HOSPEDAGEM em sua casa... e Ele aceita... não apenas para "passar a noite", mas para "ficar com eles". À mesa: UM GESTO CONHECIDO: o mesmo gesto da última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Os olhos se abrem e reconhecem o Ressuscitado... A Palavra faz "arder" o coração, a fração do Pão faz "abrir os olhos". E Cristo desaparece... porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a sua Palavra e o Pão partilhado... Mesmo invisível aos olhos, o Senhor está e permanecerá presente. Agora é só Testemunhar. E PARTEM LOGO para anunciar a descoberta aos irmãos e, junto com eles, proclamam a fé: "O Senhor ressuscitou." A Proclamação da alegria pascal não pode esperar o dia amanhecer... A escuta atenta da
Palavra e o repartir do pão abre os olhos e impulsiona para a MISSÃO. Cristo continua hoje companheiro de caminhada. 
 
Onde encontrar o Ressuscitado? O episódio de Emaús nos aponta o caminho: Na PALAVRA DE DEUS, escutada, meditada, partilhada, acolhida, Jesus nos indica caminhos, nos aponta novas perspectivas, nos dá a coragem de continuar, depois de nossos fracassos. NA PARTILHA DO PÃO EUCARÍSTICO.  A narração apresenta o esquema da Missa: Liturgia da Palavra e do Pão. É na celebração comunitária da Eucaristia, que nós fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado. Na COMUNIDADE: A Comunidade sempre foi e continua sendo o lugar privilegiado do encontro...
 
O Caminho de Emaús - Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, "tristes"... cansados e desiludidos... Caíram os nossos castelos e a vida parece ter perdido sentido. Esperávamos tanto... mas tudo terminou... Parece que Deus desapareceu do nosso horizonte… Somos tentados a abandonar a luta e voltar... No entanto, Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Encontra formas de vir ao nosso encontro e de encher o nosso coração de esperança, mesmo quando não somos capazes de O reconhecer. Eles estavam angustiados por aquilo que aconteceu em Jerusalém. Mas, na medida em que participaram da celebração da Palavra e do banquete da Fração do pão, o interior deles se abriu à luz, a vida do Ressuscitado invadiu seus corações e os fez voltar à Comunidade.
 
Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: "Fica conosco, Senhor".
 
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa
Comentários (0)
Enviar para um amigo
Imprimir

não há comentários

Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


NAS ALTURAS

Coluna Roberto Costa

SANGUE NOS OLHOS

Coluna Roberto Costa

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Criança criada pela avó

» todas as charges

PUBLICIDADE

anuncie aqui

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Melhores do Ano

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!