Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Foco nas Ruas

04 de maio, 2017 às 09:24

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

Fica conosco

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

PALAVRA - Evangelho segundo S. Lucas 24,13-35
 
Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes. “Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?”. Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: “Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias”. E Ele perguntou: “Que foi?”. Responderam-Lhe: “O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns Anjos a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram”. Então Jesus disse-lhes: “Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?”.... 
 
Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de ir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo:”Ficai conosco”.... Jesus entrou e ficou com eles. E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: “Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?”....  “Na verdade, o Senhor ressuscitou....” 
 
A Liturgia do domingo nos convida a descobrir o Cristo vivo, que acompanha os homens pelos caminhos do mundo, muitas vezes sem ser reconhecido. Mas onde o podemos encontrar? 
 
No Evangelho, o Peregrino aponta aos DISCÍPULOS DE EMAÚS o caminho para reconhecer o Cristo Ressuscitado. (Lc 24,13-35) Os DISCÍPULOS estão tristes, desanimados, decepcionados, frustrados... abandonam a Comunidade e voltam para casa, dispostos a esquecer o sonho. Aguardavam um Messias glorioso, um Rei poderoso, um Vencedor e encontram-se diante de um derrotado, que tinha morrido na cruz. Aparece um PEREGRINO, que caminha com eles... e começam a falar do assunto do momento: JESUS, Profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e dos homens, mas que teve um fim inesperado... O Peregrino interpreta as ESCRITURAS, que falam do Messias... Eles escutam com interesse... e seus corações começam a "arder".
 
No final da tarde, os discípulos chegam em casa e fazem um CONVITE: "Fica conosco". Querem prolongar a agradável companhia. Após ter acolhido a PALAVRA do Peregrino, lhe oferecem
HOSPEDAGEM em sua casa... e Ele aceita... não apenas para "passar a noite", mas para "ficar com eles". À mesa: UM GESTO CONHECIDO: o mesmo gesto da última ceia, quando Jesus instituiu a Eucaristia. Os olhos se abrem e reconhecem o Ressuscitado... A Palavra faz "arder" o coração, a fração do Pão faz "abrir os olhos". E Cristo desaparece... porque agora a Comunidade já possui os sinais concretos de sua presença: a sua Palavra e o Pão partilhado... Mesmo invisível aos olhos, o Senhor está e permanecerá presente. Agora é só Testemunhar. E PARTEM LOGO para anunciar a descoberta aos irmãos e, junto com eles, proclamam a fé: "O Senhor ressuscitou." A Proclamação da alegria pascal não pode esperar o dia amanhecer... A escuta atenta da
Palavra e o repartir do pão abre os olhos e impulsiona para a MISSÃO. Cristo continua hoje companheiro de caminhada. 
 
Onde encontrar o Ressuscitado? O episódio de Emaús nos aponta o caminho: Na PALAVRA DE DEUS, escutada, meditada, partilhada, acolhida, Jesus nos indica caminhos, nos aponta novas perspectivas, nos dá a coragem de continuar, depois de nossos fracassos. NA PARTILHA DO PÃO EUCARÍSTICO.  A narração apresenta o esquema da Missa: Liturgia da Palavra e do Pão. É na celebração comunitária da Eucaristia, que nós fazemos a experiência do encontro pessoal com Jesus vivo e ressuscitado. Na COMUNIDADE: A Comunidade sempre foi e continua sendo o lugar privilegiado do encontro...
 
O Caminho de Emaús - Muitas vezes, também nós andamos pelos caminhos da vida, "tristes"... cansados e desiludidos... Caíram os nossos castelos e a vida parece ter perdido sentido. Esperávamos tanto... mas tudo terminou... Parece que Deus desapareceu do nosso horizonte… Somos tentados a abandonar a luta e voltar... No entanto, Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Encontra formas de vir ao nosso encontro e de encher o nosso coração de esperança, mesmo quando não somos capazes de O reconhecer. Eles estavam angustiados por aquilo que aconteceu em Jerusalém. Mas, na medida em que participaram da celebração da Palavra e do banquete da Fração do pão, o interior deles se abriu à luz, a vida do Ressuscitado invadiu seus corações e os fez voltar à Comunidade.
 
Nesses momentos, mais do que nunca, como os dois discípulos, necessitamos do Peregrino de Emaús: "Fica conosco, Senhor".
 
Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa
Comentários (0)
Enviar para um amigo
Imprimir

não há comentários

Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


Dor de Cotovelo ou seria

Dor de Dente...

Deputado Bola Fora

Tentando “desomenagear” o homenageado

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Queimado

» todas as charges

PUBLICIDADE

anuncie aqui

Entrevistas / Artigos

Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa

Fica conosco

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!