Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

PMA_COVID-19

31 de agosto, 2017 às 17:52

Vereador Lucas Lázaro Gerolomo

Lucas diz que harmonia do Legislativo e o Executivo é importante para o crescimento de Costa Rica

Costa Rica em Foco

Foto: ASSEICMCR

O experiente vereador de sexto mandato e atual presidente da Câmara Municipal de Costa Rica - MS, Lucas Lázaro Gerolomo (PSB), encerrou a série de entrevistas com os parlamentares costarriquenses, promovida pela rádio RCR Band. Na oportunidade, além de outros assuntos discutidos, Lucas fez questão de frisar que, no âmbito do município, a harmonia entre o Legislativo e o Executivo contribui com o crescimento da cidade.
 
“O Executivo tem sido destaque na mídia, principalmente em gestão fiscal e isso nos dá muita tranquilidade dentro do Legislativo de apreciar e votar os projetos (de autoria do Executivo). Quando você vê uma Prefeitura no caminho certo, sendo destaque na mídia, uma gestão avaliada como eficiente, isso nos dá muita tranquilidade e o Legislativo também ajuda nesse contexto. Os poderes são independentes, há uma harmonia que leva Costa Rica hoje a estar no topo e prosperando”, ressaltou o vereador entrevistado, ao comentar a afinação que, segundo ele, prevalece entre a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
 
Ao longo da entrevista, Lucas contou que antes de cada sessão plenária da Câmara, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa (PR) se reúne com todos os vereadores, durante a chamada “agenda positiva”. Nessa reunião, os parlamentares tem a chance de debater e discutir pessoalmente com o Chefe do Executivo os projetos de leis que serão votados pela Câmara. “Nós criamos uma agenda positiva com o Executivo, onde praticamente toda segunda-feira a gente reúne com o prefeito para tirar algumas dúvidas sobre os projetos, além de servir para você ouvir um secretário, um diretor de autarquia, para nos prestar informações”, explicou o presidente da Casa de Leis.
 
Em outro momento da entrevista, Lucas lembrou que entre as prioridades da Câmara de Vereadores, está a luta pela instalação de uma agência da Caixa Econômica Federal no município e a luta pela pavimentação asfáltica da MS-223, no trecho de Costa Rica até Figueirão - MS. 
 
“Nós temos a preocupação de trazermos para Costa Rica a Caixa Econômica Federal e estamos adiantados nesse procedimento. Estamos fazendo uma militância na Superintendência (da Caixa) em Campo Grande - MS, o prefeito, os vereadores. Pelas informações que nós temos, se abrir mais (agências) no Estado, a primeira vai ser em Costa Rica. Nós temos o pavimento asfáltico de Costa Rica a Figueirão, que nós também temos feito uma militância direta com as autoridades dentro do Estado. Tem a palavra do governador, que disse recentemente que vai lançar essa obra. Estamos acompanhando o procedimento licitatório, fazendo gestão, tanto a Câmara de Vereadores, como o prefeito”, contou.
 
Outro tema abordado por Lucas, ao longo da entrevista, foi o papel do vereador dentro da administração pública. Conforme ele citou, o parlamentar municipal possui uma ligação direta com os moradores e consequentemente um contato próximo com as necessidades da comunidade. “Ele (o vereador) é o primeiro a ser visto, a ser procurado pela população, mediante as demandas que a gente tem que socorrer”, declarou. Ainda segundo explicou o presidente, os vereadores de Costa Rica prestam diariamente atendimento ao público na Câmara, o que facilita ainda mais o contato da população com um parlamentar municipal.
 
Em relação ao atual momento da Câmara, o presidente também falou que prevalece um ambiente de harmonia e união entre os vereadores. “Acredito que para um parlamento prosperar, tem que ter essa união. A eleição tem o seu período e existem os debates, a busca do voto. Passou esse período, nós temos que respeitar a opinião do eleitor, tem que esquecer as vaidades, esquecer os partidos e você tem que buscar o melhor para a sociedade, buscar programas que realmente vem ao encontro da população e para você fazer essa busca você tem que ter uma união, diálogo dentro do parlamento, com o Executivo e com outros órgãos dentro e fora do município”, explicou.
 
A importância do trabalho de gestão e de cobrança que os vereadores fazem junto às autoridades estaduais e federais foi outro assunto destacado na entrevista de Lucas. “Ele (vereador) tem que sair na busca de recursos, tanto na esfera estadual, como na esfera federal, o que ocorre sistematicamente no nosso parlamento”, completou o presidente da Casa de Leis.
 
A decisão da Câmara de Vereadores de abolir o recesso parlamentar do mês de julho também foi lembrada por Lucas. De acordo com ele, a iniciativa serve de exemplo para outros municípios e iguala o Poder Legislativo de Costa Rica à realidade da maioria dos trabalhadores, que só têm 30 dias de férias por ano. Uma Emenda à Lei Orgânica -aprovada pelos vereadores do município em agosto - limita o recesso parlamentar do Poder Legislativo ao período de 21 de dezembro até o dia 20 de janeiro, e acaba com o recesso que acontecia de 16 a 31 de julho, reduzindo as férias dos vereadores de 45 para 30 dias. 
 
O presidente da Câmara foi entrevistado na terça-feira (15/08), pelo radialista Márcio Santos. Ele participou do “Jornal Costa Rica Acontece” e encerrou a rodada de entrevistas com os vereadores de Costa Rica, promovida pela rádio RCR Band.
 
Lucas fez questão de agradecer o espaço cedido pela emissora para todos os 11 vereadores de Costa Rica, que tiveram a oportunidade de expor o trabalho do Legislativo Municipal ao longo da série de entrevistas, que começou em julho e terminou em agosto.
Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

anuncie aqui

Entrevistas / Artigos

Dr. Alex Narcizo

Igreja sem paredes!?

Paiva Netto

A coragem feminina

» todas as entrevistas e artigos

saladeira

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!