Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

ALEMS 01

31 de agosto, 2011 às 08:28

Denis de Freitas Moura

Presidente Municipal do PRP - Partido Republicano Progressista

Denis de Freitas Moura presidente do PRP (Foto: Luciana Aguiar)

O site Costa Rica em Foco está realizando no decorrer deste ano entrevistas com presidentes de partidos municipais com o objetivo de apresentar as ideias dos grupos. Estamos utilizando como critério as mesmas perguntas para todos os presidentes entrevistados.

 

A sétima entrevista do ano é com o presidente do PRP – Partido Republicano Progressista, o engenheiro agrônomo, Denis de Freitas Moura filiado no partido há pouco mais de três meses período em que também assumiu a presidência municipal. O costarriquense Denis ficou aproximadamente 15 anos no Maranhão (MA) e retornou para Costa Rica em 2010 com o propósito de dar uma guinada na sua vida.

 

O PRP surgiu em 22 de novembro de 1991.

 

Confira abaixo a entrevista de Denis ao Costa Rica em Foco:

 

CR em Foco: Quantos filiados possuem hoje o seu partido?

 

Denis: Hoje nós estamos com aproximadamente 50 filiados, por ser um partido novo, cerca de três meses criado, existe a possibilidade da fusão de mais dois partidos o PHS e o PRB. O PHS já é quase certo, vai aumentar um pouco os filiados e o PRB está indefinido ainda, mas se vier somar com a gente vai passar dos 100 filiados.     

 

CR em Foco: Qual a representatividade hoje do PRP no município? Possuem-se cargos eletivos, ou alguma secretaria?

 

Denis: Não. No momento nada até por ser um partido novo, nós não temos nem cargos eletivos nem cargos de secretariados.

 

CR em Foco: Quais as pretensões do partido visando às próximas eleições?

 

Denis: A ideia principal é eleger um vereador nós já temos um pré-candidato definido. Difundir o partido, existe um trabalho de crescimento do partido PRP dentro do Estado e Costa Rica é uma cidade que está despontando entre das demais.

 

CR em Foco: Hoje que posição esta o seu partido em relação à Atual Administração? Aliado ou oposição?

 

Denis: Nem aliado nem oposição. Voltando a repetir, por ser um partido novo a gente ainda não escolheu. Estamos estudando as possibilidades fazendo uma leitura das possibilidades e pretendemos definir isso ai já nos próximos meses também. Mas, nem uma coisa nem outra.

 

CR em Foco: Caso seja aprovada a Lei que veta coligação nas proporcionais qual seria a situação do PRP?

 

Denis: Vai ficar uma situação muito delicada por ser um partido muito pequeno. A nível de Estado não tem deputados, a nível de município menor ainda. O partido vai ficar um pouco na mão, mas eu não acredito nessa forma eu acredito que se mudar alguma coisa não vai ser nessas eleições, talvez em 2014. E acredito ainda que se mudar vai mudar para que seja eleito o candidato mais votado independente de partido ou de coligação e os partidos pequenos serão fortalecidos.   

 

CR em Foco: Para você, qual é o grande desafio a ser superado pelo Executivo Municipal visando às próximas eleições?

 

Denis: Eu acho que é não deixa cessa esse desenvolvimento que Costa Rica teve nos últimos anos fatos da expansão ter sido muito grande nos últimos 10 anos principalmente com a criação de emprego e renda. A nova administração tem esse desafio de não deixar essa “peteca cair”.

 

A gente sabe que com o advento da usina ETH realmente vir a ficar efetivo nas operações vai diminuir um pouco o fluxo de gente na cidade e a tendência é diminuir essa quantidade de emprego e renda. Então o desafio para o nosso atual prefeito e não deixar isso acontecer, esse desenvolvimento parar no tempo. Eu acredito que a forma mais correta para ele fazer isso é incentivar a vinda de investidores, empreendedores, principalmente no seguimento industrial. 

 

CR em Foco: Seu partido tem pretensões em disputar o executivo municipal nas próximas eleições, o senhor já teria alguns nomes? E com qual dos pretensos candidatos a legenda mais se identifica?

 

Denis: Não, nas próximas não. A gente tem uma ideia de derrepente fazer isso daqui três eleições. Deve fazer um vereador agora, talvez dois na próxima, e num terceiro mandato sim lança um candidato a prefeito.

 

Nós ainda estamos fazendo essa leitura, eu acredito que está entre Waldeli de Baird. A gente ouve falar de mais pré-candidatos a prefeito, mas ninguém tem certeza de nada e a gente possivelmente está em Baird e Waldeli.

 

CR em Foco: Como o senhor avalia a atuação do Governador do Estado André Puccinelli no município de Costa Rica?

 

Denis: Avalio muito boa. A gente tem escutado ai e eu acredito ser verdade, o André tem um apreço muito grande pelo nosso município e eu acho que o Waldeli fez isso muito bem, usou da influência dele, usou desse apreço que o governador tem. Costa Rica e Chapadão do Sul foram beneficiadas nesse sentido portando eu avalio essa gestão dele muito boa.

 

CR em Foco: Qual deverá ser o grande sonho a ser buscado para o município de Costa Rica nos próximos anos através da classe política?

 

Denis: É parte do que eu falei anteriormente, incentivar, viabilizar a vinda de empreendedores, investidores para cá principalmente no seguimento industrial. Costa Rica se desenvolveu bastante, a infraestrutura está realmente boa, o número de habitantes já comporta hoje muito mais empreendimentos do que tem aqui e tudo isso visando geração de emprego e renda, o desafio é esse, viabilizar a entrada de empreendedores e investidores principalmente no seguimento industrial. 

 

CR em Foco: Qual a sua opinião sobre “Candidatura Única”?

 

Denis: Não me soa bem esse nome candidatura única. Eu acho que ela vai de atravessado aos ideais da democracia. Democracia é o direito de expressão, direito de escolha, e uma candidatura única acaba que... tolhe um pouco o nosso direito de escolha. Aqui já aconteceu, eu não estava presente na época, na segunda eleição do Waldeli. Foi uma escolha boa na época devido à administração anterior dele, mas eu vejo uma disputa, uma concorrência como um ponto benéfico em todos os seguimentos e na política não vai ser diferente.

Edição: Roney Rodrigues

Clique no Play e ouça a entrevista:


Flash Player Is Not Installed.


Either Flash Player is not installed or javascript is disabled.No HTML5 video capability. For best experience it is recommended that you download Flash Player from Adobe.


Get Adobe Flash player


Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!