Costa Rica 24 ℃

Prestação de Contas aponta ações e investimentos na Saúde Pública de Costa Rica

Audiência Pública foi conduzida pelo presidente da Câmara de Vereadores

Publicado em 04/03/2015 11:16

Foto: Igor Santana - ASSECOM/PMCR

A secretária de Saúde de Costa Rica – MS, Adriana Tobal, apresentou na segunda-feira (02), em Audiência Pública promovida na Câmara Municipal de Vereadores, o balanço de programas, ações e investimentos realizados pela pasta no último quadrimestre de 2014.

A audiência foi conduzida pelo presidente da Casa de Leis, José Augusto Maia Vasconcellos e também contou com a participação do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, vereadores, coordenadores, enfermeiros e profissionais da saúde, além de conselheiros e a população em geral.

Segundo a secretária, os recursos recebidos pela pasta foram aplicados principalmente na manutenção dos serviços. “A Secretaria tem se empenhado em administrar de forma coerente e, dentro das possibilidades, buscado melhorar o atendimento dispensado à população”.

Os números mostram as dificuldades que se tem em atender a comunidade que segundo a secretaria tem 100% de cobertura pela Atenção Básica, atendendo 6.890 famílias. “Costa Rica conta com seis equipes da ESF - Estratégia de Saúde da Família – sendo cinco para atender a população da zona urbana e uma equipe que atende a população da zona rural, tendo assim 100% de cobertura populacional”.

Ainda conforme a secretária, que no período de janeiro a dezembro de 2014, foram realizadas pela atenção básica 36.197 consultas médicas, 46.259 exames laboratoriais e 1.551 consultas de pré-natal.

Otimista, Adriana Tobal comemorou o número de partos normais realizados na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – foram 327 partos, sendo 107 normal (33%) e 227 cesarianas (67%), dados referente ao período de janeiro a dezembro de 2014.

Por sua vez, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa apresentou mais números da administração e abriu para que o público presente pudesse tirar dúvidas, fazer críticas e oferecer sugestões. “A Saúde é um setor que não pode parar nunca, independentemente de dificuldades financeiras ou de atrasos em repasses oficiais”.

A Audiência Pública foi transmitida Ao Vivo pela emissora RCR Band e o presidente da Casa de Leis colocou os telefones (67) 3247 1254 / 9963 9512 para que os ouvintes também pudessem participar da reunião e esclarecer suas dúvidas. 

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar