Costa Rica 27 ℃

Alunos de Costa Rica recebem óculos pelo Programa Saúde na Escola

O programa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a SEMED

Publicado em 04/03/2015 18:01

Foto: Igor Santana - ASSECOM/PMCR

Mais de 60 crianças, alunos da REME – Rede Municipal de Ensino - receberam na tarde de terça-feira (03), óculos gratuitamente pelo PSE – Programa Saúde na Escola. A entrega aconteceu no auditório Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, das secretárias Adriana Tobal (Saúde) e a professora Mestre, Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral (Educação), e das gestoras do PSE em Costa Rica: Daiane de Souza Pupin (enfermeira e coordenadora da Atenção Básica), e a professora Marcia Aparecida.

O PSE é responsável por exames oftalmológicos gratuitos em alunos da REME. Em um primeiro estágio, as crianças passam por uma triagem para detectar possíveis problemas de visão, o teste de acuidade visual. De acordo com a enfermeira Daiane Pupim, os profissionais das ESFs - Equipes de Saúde na Família foram às escolas da REME realizar o teste que avaliou a saúde dos olhos das crianças. 

“O teste foi realizado em 100% dos alunos da REME e em uma amostragem dos alunos da Rede Estadual. Ao todo foram detectados 173 alunos com dificuldades visuais, destes 126 passaram por consulta com a oftalmologista, sendo que em 68 alunos foi constatado a necessidade de usar óculos”, esclareceu a enfermeira que agradeceu todas as equipes das unidades de saúde e os professores pela colaboração no PSE.

Conforme o prefeito Waldeli, é de extrema importância à realização desse teste. “Monitorar a saúde de nossos alunos é primordial para permitir que eles estejam devidamente concentrados nas atividades desenvolvidas pela escola. Por esse motivo que o PSE desenvolve ações de controle em saúde. O objetivo é que eles tenham mais qualidade de vida. Tudo que vier para acrescentar e facilitar a vida escolar vai ser firmemente apoiado pelo governo”, salientou.

“O desinteresse ou mesmo a dificuldade de assimilar um conteúdo esteja relacionada a alguma deficiência visual. As escolas, em parceria com o PSE, estão realizando um belo trabalho, que vai ajudar e muito o processo de aprendizado dos nossos alunos”, acrescentou a coordenadora Marcia Aparecida.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar