Costa Rica 19 ℃

VIII Seminário de Educação reúne palestrantes influentes e inovadores em Costa Rica

Palestrantes renomados estimulam professores durante o evento

Publicado em 29/07/2015 17:00

Foto: Luiz Alberto - ASSECOM/PMCR

Realizado nos dias 27 e 28 de julho, o VIII Seminário de Educação contou com a participação de renomados palestrantes que estimularam os educadores.

O Conviver – Centro de Convivência do Idoso ‘Nosso Sonho’, em Costa Rica – MS, recebeu os palestrantes: professor Dr. Júlio Furtado, a secretária Estadual de Educação Me. Maria Cecília Amêndola da Motta e o educador Me Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, todos renomados nacionalmente na área da educação.

A secretária Municipal de Educação e vice-presidente da UNDIME – União Nacional dos Dirigentes em Educação – professora Mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, diante dos desafios propostos pelos palestrantes, convidou os participantes do seminário a pensar sobre a temática: “aprendizagem significativa e avaliação: O desafio de fazer acontecer”.

No primeiro dia de evento, a secretária Estadual de Educação Maria Cecília abordou em sua palestra a nova escola, o novo aluno, o novo professor e muitos desafios, levando os educadores a refletirem sobre a escola contemporânea. Segundo a palestrante, é necessário que o professor estimule o desenvolvimento da criança na primeira infância, por meio de atividades lúdicas, aguce a sua curiosidade e o encantamento com as histórias.

No segundo dia, o professor Dr. Júlio César Furtado fez a palestra: “o desafio de promover a aprendizagem significativa em sala de aula” Para ele, professor não é mais aquele que professa a verdade, mas aquele que confessa o não saber abraça o compromisso de se reinventar e adota uma postura de aprendiz. “As atitudes constroem ânimo para o trabalho. É importante que o professor faça a leitura de mundo da realidade do aluno e a mediação da aprendizagem. Conclui que a aula deve ser significativa para o educando”.

“O seminário superou as nossas expectativas. As palestras e oficinas foram excelentes, criativas, interativas, com bastante informação para nossa prática cotidiana”, relatou a secretária Municipal de Educação Manuelina Martins.

A subsecretária de Educação Dulcineia Rosa, destacou que os palestrantes abordaram de uma maneira criativa, dinâmica, prazerosa, prática e eficaz a temática proposta. “Abordaram, ainda, nossos desafios neste século e deram estratégias para enfrentarmos a realidade do dia a dia. Eles nos fizeram refletir em pontos que precisamos mudar gás total para as mudanças”.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa esteve participando da abertura e do encerramento do encontro. “Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação está de parabéns pela iniciativa de trazer esses maravilhosos palestrantes para o Seminário. Estou muito feliz e satisfeito, pois os temas abordados foram ao encontro das necessidades dos profissionais da educação”, finalizou.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar