Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CONHEÇA COSTA RICA

09 de julho, 2016 às 07:03

Pedalada no BNDES não foi crime, diz procurador do Ministério Público

A conclusão é que tais repasses não caracterizam como operação de crédito, nem como prática criminosa

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (8/7), o procurador da República Ivan Cláudio Marx, do Ministério Público Federal (MPF), decidiu arquivar parte das investigações sobre os repasses de auxílio de taxa de juros de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), as “pedaladas fiscais”.
 
A conclusão é que tais repasses não caracterizam como operação de crédito, nem como prática criminosa. Entretanto, se caracteriza como improbidade administrativa e passa a ser investigada em inquérito civil público.
 
Essa decisão do Ministério Público é o primeiro despacho no Procedimento Investigatório Criminal (PIC) que está apurando a existência de crime no que ficou conhecido como “pedaladas fiscais” em 2015.
 
Aberto pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o processo criminal apontava a prática das “pedaladas fiscais” como operação de crédito e como infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
 
De acordo com o TCU, a referida operação de crédito ocorreu quando a União atrasou os repasses devidos ao BNDES por por causa equalização da taxa de juros no âmbito do Plano de Sustentação de Investimento (PSI).
 
“No caso da equalização de taxas devidas ao BNDES referentes ao PSI, não há que se falar em operação de crédito já que o Tesouro deve aos bancos a diferença da taxa e não ao mutuário”, afirmou o procurador.
 
Essa prática citada pelo procurador é um dos argumentos do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, que deixou o cargo em maio por decisão do Congresso Nacional.
 
O processo de impeachment também considera a permanência dos atrasos no pagamento de equalização das taxas de juros do Plano Safra como operação de crédito, que está sob investigação do MPF e ainda sem conclusão a respeito.
 
Fonte: DM
Outubro Rosa - Novembro Azul
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

CALOR

» todas as charges

PUBLICIDADE

DRA Poliana Gif

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

chop

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!