Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CMCR_MAIO

10 de novembro, 2016 às 11:17

Universitários ocupam UFGD contra a PEC-55 e buscam"voz" nas decisões da entidade

O ato também serve como resistência à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55 – antiga 241

Assembleia ontem resultou na ocupação do prédio (Foto: Franz Mendes)

Os acadêmicos que ocupam o prédio da reitoria na Unidade I da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), permanecem no local. Na página oficial do movimento, denominado "Ocupa UFGD", os estudantes cobram maior participação nas decisões da Universidade e também explicações sobre os cortes financeiros dentro da instituição.
 
O ato também serve como resistência à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 55 – antiga 241 – que congela os gastos públicos pelos próximos 20 anos e a Reforma do Ensino Médio.
 
"Ato de resistência contra a PEC 55 e a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio, além de uma reivindicação local que é o esclarecimento dos cortes de orçamento anunciados na universidade e participação da comunidade acadêmica na discussão/decisão da aplicação dos cortes", diz trecho da nota na página do grupo.
 
Eles também informaram que a manifestação não possui cunho político, apenas a busca por uma educação de qualidade.
 
"Este movimento de ocupação é pacífico, apartidário e tem como bandeira a defesa da educação pública, gratuita, popular e de qualidade".
 
O vice-reitor da UFGD, Márcio Barros, está no local conversando com os manifestantes. Pela manhã, alguns servidores foram impedidos de entrar no prédio, porém, mais tarde conseguiram retirar de seus gabinetes documentos que precisavam ser encaminhados ao governo federal para empenho de recursos.
 
Veja nota na íntegra:
 
Em assembleia geral com mais de 240 estudantes presentes neste dia 09/11, foi deliberada por grande maioria a OCUPAÇÃO IMEDIATA da reitoria da Universidade Federal da Grande Dourados em ato de resistência contra a PEC 55 e a Medida Provisória de Reforma do Ensino Médio, além de uma reivindicação local que é o esclarecimento dos cortes de orçamento anunciados na universidade e participação da comunidade acadêmica na discussão/decisão da aplicação dos cortes.
 
Divulga-se para toda a comunidade acadêmica, assim como para toda a sociedade, que este movimento de ocupação é pacífico, apartidário e tem como bandeira a defesa da educação pública, gratuita, popular e de qualidade.
 
Ressaltamos que a unidade 1 da UFGD estará completamente fechada para qualquer atividade até uma segunda decisão dos estudantes da ocupação, que deve acorrer através de assembleias de deliberação sobre as atividades que serão ou não mantidas em funcionamento.
 
Qualquer informação, esclarecimento e divulgação de atividades será feita exclusivamente através da página "Ocupa UFGD".
 
Desde já, pedimos o apoio da comunidade, dos e das demais estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da educação.
 
Dourados News
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Mito... será?

» todas as charges

PUBLICIDADE

DRA Poliana Gif

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

SANTO ANTONIO

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!