Costa Rica 29 ℃

Alunos do curso de Técnico de Enfermagem participam da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Costa Rica

Conforme Adriana Tobal, o objetivo da aula foi tirar o aluno de dentro da sala tradicional e colocar em prática para vivenciarem o verdadeiro papel de Cidadania

Publicado em 01/06/2017 18:01

Foto: Costa Rica em Foco

Na noite da última segunda-feira (26) os alunos do curso de Técnico de Enfermagem da Escola Técnica do SUS – Sistema Único de Saúde – acompanhados da professora de Ética e Cidadania, enfermeira Adriana Tobal, participaram da sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Costa Rica – MS.

Ao dar início à sessão ordinária o presidente da Câmara de Vereadores Lucas Lazáro Gerolomo em nome de todos os parlamentares deu as boas-vindas e agradeceu os alunos e a educadora pela importante presença no Plenário. Na oportunidade informou algumas regras do funcionamento a cerca dos trabalhos dos edis e colocou a Casa de Leis de portas abertas para todos que têm interesse em conhecer melhor o trabalho do Legislativo Municipal.

Conforme Adriana Tobal, o objetivo da aula foi tirar o aluno de dentro da sala tradicional e colocar em prática para vivenciarem o verdadeiro papel de Cidadania. “Para o momento de crise por que passa a classe política do País, é muito importante essa participação da sociedade para conhecer o que é feito pelo legislador no exercício de seu mandato”, enfatizou a professora.

“Faz-se necessária essa interação do legislativo com a sociedade estudantil, ainda mais nesse momento crítico por que passa a classe política do nosso País. A política, na verdade, é o único caminho para a mudança social”, concluiu Adriana Tobal que também é secretária de Saúde de Costa Rica.

Em entrevista a reportagem do Costa Rica em Foco os alunos avaliaram como uma atividade positiva, onde puderam conhecer o papel político de cada vereador para com a sociedade e como funcionam os trâmites dentro da Casa Legislativa. “Essas ações vêm somar às nossas aulas uma vivência prática de como uma Câmara de Vereadores funciona e qual a sua importância para a sociedade”, finaliza a aluna Cerli Alves Nogueira de carvalho.

Pauta

Dois Projetos de Lei entraram na pauta da ordem do dia da última segunda-feira.

Após receber parecer favorável da Comissão Permanente de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final, o PL Nº 1.172, de 24 de abril de 2017, de autoria do Poder Executivo que “dispõe sobre o prolongamento das Ruas Venezuela e Chile, no loteamento Parque Industrial III, e da Rua Estados Unidos, no loteamento Vila São Francisco”, foi aprovado em discussão única, por unanimidade de votos.

Já o PL Nº 1.180, de 26 de maio de 2017, também de autoria do Poder Executivo que autoriza o “Município a outorgar concessão gratuita de direito real de uso resolúvel de área pública em favor do CTCCR - Clube de Tiro e Caça de Costa Rica”, foi encaminhado pelo presidente da Casa para às Comissões Competentes para análise e parecer.

A sessão ordinária também contou com a presença do Grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do 7º Dia que estava acompanhado do pastor Odair Alves de Souza que fez uso da Tribuna e orou pelos parlamentares e todos os presentes. Ao encerrar a sessão o presidente da Casa de Leis convidou os jovens para entregarem o livro Em Busca de Esperança aos vereadores.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar