Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Banner 2 CMCR

17 de junho, 2017 às 12:12

Vereadores discutem projeto para implantação de estande de tiro em Costa Rica

O projeto e a emenda vão ser discutidos em segundo turno na sessão ordinária do dia 19 de junho

Costa Rica em Foco

Foto: Costa Rica em Foco

Costa Rica - MS poderá contar em breve com o primeiro espaço destinado à prática de tiro esportivo. Tramita na Câmara de Vereadores o Projeto de Lei N° 1.180/2017, que autoriza o Poder Executivo a conceder uma área, de um pouco mais de quatro hectares, para o CTCR - Clube de Tiro e Caça de Costa Rica.
 
A criação da lei é o passo inicial para a implantação de um estande de tiro na cidade, que vai funcionar como um local apropriado para a prática do tiro esportivo e também para o treinamento das forças policiais da cidade.
 
O projeto foi debatido e aprovado em primeiro turno pelos vereadores, durante a 18ª sessão ordinária, realizada na noite do último dia 05 de junho. O texto prevê que o Governo Municipal poderá conceder para o CTCR, gratuitamente e por um prazo de 20 anos, o uso de um terreno de um pouco mais de quatro hectares, que será desmembrado de uma área maior da Fazenda Cabeceira da Taboca, que fica depois do “Copo Sujo”.
 
O presidente do CTCR e subcomandante do Corpo de Bombeiros Militar de Costa Rica, tenente Carlos Alberto Ladislau dos Santos, participou da sessão legislativa e ao ser convidado pelo presidente da Câmara, vereador Lucas Lázaro Gerolomo, para fazer uso da tribuna, o militar disse que o estande de tiro vai ajudar na divulgação dos pontos turísticos da cidade e poderá atrair visitantes e até competições internacionais da modalidade.
 
“É um anseio não só da segurança pública de Costa Rica, mas também de cidadãos de bem interessados em praticar o tiro esportivo. Posso dizer que é uma dádiva do nosso prefeito Waldeli dos Santos Rosa a conquista deste espaço, que não servirá só para o treinamento das forças policiais, mas também como mais uma forma de divulgarmos os atrativos que a cidade tem. Já conversamos com o presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Esportivo e o mesmo disponibilizou um calendário no ano que vem, se nós estivermos com o clube pronto, para que Costa Rica entre no circuito estadual de tiro esportivo. Além disso, a ideia está transpondo barreiras e existe a possibilidade da nossa cidade sediar o Campeonato Sul-Americano da modalidade”, explicou Ladislau.
 
O tenente ainda contou que o Clube de Tiro conta atualmente com 95 filiados em Costa Rica, o que segundo ele representa um número expressivo e que pode aumentar ainda mais. Em Mato Grosso do Sul, apenas 11 das 79 cidades possuem um estande de tiro.
 
A partir da concessão do terreno, o Clube de Tiro de Costa Rica será responsável pela construção da obra e o município poderá requerer a área de volta caso seja descumprida alguma cláusula do Termo de Concessão. O projeto de lei prevê, inclusive, que o CTCR terá o prazo máximo de um ano para começar a construção e terá que arcar com todas as despesas de instalação, uso, manutenção do local, além do pagamento de despesas com água, energia elétrica, telefone, tributos e taxas cartorárias.
 
Emenda
O vereador Averaldo Barbosa da Costa já sinalizou que pretende apresentar, em nome da Câmara, uma emenda ao projeto de lei, para permitir que o Governo Municipal execute também a terraplanagem do terreno. “Na discussão que nós tivemos com o prefeito, ficou acordado que nós faríamos uma emenda ao projeto para possibilitar que o Poder Executivo realize o serviço de terraplanagem, para facilitar para o pessoal do clube e vamos fazer a emenda em nome de todos os vereadores da Casa”, contou.
 
O projeto e a emenda vão ser discutidos em segundo turno na sessão ordinária do dia 19 de junho. A aprovação depende do voto favorável de pelo menos oito vereadores. No entanto, tudo indica que a proposta vai passar pela Câmara sem dificuldades, até porque o projeto já foi aprovado em primeira discussão por unanimidade de votos.
 
Reunião
No dia 06 de junho, o presidente da Câmara, vereador Lucas Gerolomo, participou de uma reunião no gabinete do prefeito Waldeli, que contou com a presença do presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Prático, coronel Walnei P. Ávila, o presidente do Clube de Tiro de Campo Grande - MS e vice-presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Tiro Prático, Wanderley A. Barbosa Alce, o comandante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Costa Rica, major Aldinei Perez da Silva, e o comandante da Polícia Militar Ambiental do município, subtenente Marcílio Dias de Oliveira.
 
O encontro serviu para os militares apresentarem ao prefeito as vantagens que Costa Rica terá com a criação de um clube de tiro. “A reunião foi muito esclarecedora. Na oportunidade, o prefeito e eu, representando a Câmara de Vereadores, pudemos ouvir mais a respeito do projeto e inclusive quais serão os benefícios que a cidade vai ter com um estande de tiro. Ao final, todos nós concordamos que o Clube poderá funcionar tanto como um espaço de lazer, um local de treinamento dos policiais do município e também como mais um atrativo para pessoas de outras cidades visitarem Costa Rica”, ressaltou o vereador Lucas.
Fonte: Assessoria de Imprensa - CMCR
Foco nas ruas - rodapé
Comentários (0)
Enviar para um amigo
Imprimir

não há comentários

Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


NAS ALTURAS

Coluna Roberto Costa

SANGUE NOS OLHOS

Coluna Roberto Costa

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Criança criada pela avó

» todas as charges

PUBLICIDADE

anuncie aqui

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Melhores do Ano

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!