Costa Rica 23 ℃

Prefeito de Costa Rica dá receita de sucesso do município no Capital Meio Dia

Waldeli é nascido no Paraná, trabalhou como bancário por um período e, quando mudou-se para Costa Rica, tornou-se um empresário de sucesso

Publicado em 26/07/2017 17:33

Foto: Reprodução

A caminho de uma viagem ao Amapá, o prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa, passou nos estúdios e concedeu entrevista ao programa Capital Meio Dia, com Joel Silva, e falou sobre a receita do sucesso do município que foi eleito um dos melhores para morar e investir no Brasil.

Waldeli é nascido no Paraná, trabalhou como bancário por um período e, quando mudou-se para Costa Rica, tornou-se um empresário de sucesso. “Na época, em 1992, eu já em Costa Rica, vi a cidade indo para o ‘buraco’, eu investia e não via o retorno no serviço público. Nesse ano, criamos um grupo de empresários para tentar colocar um representante na prefeitura, mas não conseguimos. Nós víamos a cidade Chapadão do Sul crescendo e via nossa cidade na mão de políticos tradicionais, que não pagavam o salário em dia, não pagavam décimos terceiro, não pagavam o comércio em dia. No ano de 2000 eu fui candidato e, em uma campanha difícil eleito, e em 2004 fui candidato único. Voltei em 2013 3 fui reeleito agora com a maior votação do Estado, proporcionalmente a população” disse ele.

Dados divulgados pela mídia nacional, apontam que, na área de educação, o município de Costa Rica paga até a metade do 17º salário para professores. Além disso, o município tem o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Estado, com duas escolas entre as melhores do Brasil. As instituições de ensino também possuem ar-condicionado em todas as salas de aula, lousas digitais, quadras cobertas, salas de informática e toda escola em Costa Rica tem uma biblioteca e agora também auditórios multiuso com capacidade para 200 pessoas.

“Nos oito anos que fui prefeito, eu paguei abono para os professores, paguei 14º, 15º salário, voltei em 2013 e dentro do fundo, dentro da meritocracia daquilo que eu tinha proposto, que 60% do FUNDEB, segundo as leis de diretrizes básicas da educação tem que ser investido no professor, direta ou indiretamente na sala de aula. Novamente eu volto em 2013, eu paguei 14º, em 2015 eu paguei 14º e 15º. Em 2016, com o acontecer da repatriação dos dinheiros públicos, veio um dinheiro extra para o município no último dia do ano e aí foi possível pagar até a 50% do 17º salário” explicou o prefeito Waldeli.

Outros pontos positivos do município foram que em mesmo em meio a uma crise econômica enfrentada pelo país no ano passado, Costa Rica fechou 2016 com mais de R$ 15 milhões de saldo positivo em caixa. Com esses recursos próprios, o município lançou várias obras esse ano, como construção de pontes, construção de asfalto, meio-fio, sarjetas e fossas ecológicas nos distritos, drenagem de águas pluviais na área urbana, e garantiu contrapartidas para outras obras em parceria com os governos Estadual e Federal. O município também está entre as 100 cidades mais promissoras do Brasil e ocupa o 1ª lugar no Estado e o 15º em gestão fiscal no País, conforme o último levantamento da Federação das Indústrias do Estado Rio de Janeiro, a Firjan.

No mês de junho, Costa Rica foi a cidade do estado que fechou o mês com o maior saldo de empregos, com a geração de 195 novas vagas de trabalho. No acumulado do ano, de janeiro a junho, o município  já gerou 624 novas oportunidades de emprego.

“Se o administrador público estadual tem que entender que se ele não tiver o compromisso se atender bem a população, se ele não tiver o compromisso com a sociedade, daqui uns dias ele não vai receber mais salário. Ele tem que ter o compromisso de trabalhar 8h, rigorosamente, servir a sociedade e o governante tem que dar o exemplo não tendo cargo apadrinhado pelo político dentro do governo. O governo tem que que ter um governo onde, quem vai gerir o Estado são os funcionários efetivos, para ele se sentir valorizado” comentou Waldeli.

O prefeito Waldeli ministrou uma palestra para empresários em Três Lagoas, pelo Sebrae e afirmou que o Brasil tem jeito e é “na crise que os empreendedores e bons gestores aparecem”. Agora, ele ministrará palestras para prefeitos de todo o Brasil no Espírito Santo e na Bahia.

A entrevista completa com o prefeito Waldeli dos Santos Rosa está disponível aqui.

Fonte: www.joelsilva.com.br
Aline Bazano  DRT 906/MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar