Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CMCR 2018

11 de agosto, 2017 às 06:25

Cresce o número de empreendimentos sustentáveis no Brasil

Modelos de negócios que não visam apenas o lucro têm ganhado espaço

(Foto: Divulgação)

Remando contra a maré da crise e desafiando os sistemas de negócios tradicionais, empreendedores investem em versões modernas de modelos de negócios, onde a sustentabilidade é um alicerce significativo para o sucesso da empresa.  Algumas dicas de empreendedorismo são essenciais para auxiliar na elaboração do plano de negócios, e garantir seu desenvolvimento pleno.
 
Nesse caminho, o empreendedorismo sustentável é uma alternativa que ganha espaço como iniciativa empresarial. Denominado setor 2.5, esses novos modelos de negócio estão em crescimento pelo mundo, seja em empresas privadas ou públicas. No Brasil, cerca de 20% das novas empresas se encaixam nesse setor, segundo dados divulgados pelo Sebrae.
 
Os novos modelos de implantação trazem para a empresa características que valorizam sua imagem, colocando o desenvolvimento sustentável e seus benefícios sociais e ambientais à frente dos conceitos antiquados da busca pelo lucro. O resultado é um impacto positivo da empresa na sociedade. Um exemplo é a empresa alemã BMW, que ficou em primeiro lugar no ranking das mais sustentáveis do mundo em 2016, por serem os mais eficientes em utilização de energia e água, além da redução significativa dos resíduos.
 
De acordo com o relatório de Monitoração Global do Empreendedorismo, realizado por escolas de administração dos Estados Unidos da América e da Inglaterra em 2002, mostra que de cada 1000 brasileiros economicamente ativos, 135 são empreendedores.
 
Desafio
 
Pela burocracia, falta de linhas de crédito empresarial e pouco capital de investimento disponível, o Brasil apresenta um cenário sensível à novos empreendimentos. Porém, algumas ações que caracterizam a empresa sustentável podem ser feitas por meio de processos simples, como a reutilização de folhas de papel, uso de equipamentos em modo econômico e desligamento dos que não estão em uso. Esses métodos basicamente partem da conscientização ambiental.
 
O empreendedor pode optar por ações mais complexas, como criação de projetos sociais ou ambientais. Essas iniciativas costumam trazer benefícios fiscais para a empresa, além de resultar em boa reputação e visibilidade.
 
Assessoria/SEBRAE
Câmara_630_NEWS
Comentários (0)
Enviar para um amigo
Imprimir

não há comentários

Não perca tempo e seja o primeiro a comentar esta notícia.

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Waldeli - PMDB

» todas as charges

PUBLICIDADE

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!