Costa Rica 20 ℃

Fibria estima produção de 377 mil toneladas de celulose este ano

Dos 187 mil hectares de florestas de eucalipto necessários para abastecer a segunda linha, já foram plantados 162 mil; 87% do volume total

Publicado em 06/10/2017 15:07

Foto: Reprrodução/Capital News

A nova fábrica em Três Lagoas tem capacidade de produção de 1,95 milhão de toneladas de celulose de eucalipto por ano, volume previsto para ser alcançado em 2020. Somando a primeira unidade, a empresa passa a ter a capacidade de produção de 3,25 milhões de toneladas de celulose/ano, o que faz da operação da Fibria no Mato Grosso do Sul uma das maiores fábricas de celulose do mundo.

No total, somando todas as suas fábricas, a capacidade de produção da Fibria é de 7,25 milhões de toneladas de celulose por ano.

A construção da segunda linha de produção em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, teve investimento de R$ 7,345 bilhões, o que representa o alto grau de competência da Fibria em execução da obra, gerenciamento de custos, negociação de contratos e ganhos de produtividade.

“Nesse período de pouco mais de dois anos, concluímos a maior fábrica em linha única da atualidade antes do prazo e abaixo do orçamento proposto, o que evidencia o comprometimento de toda a equipe em ganhar produtividade, reduzir custos e fazer sempre o melhor, com segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. O início da operação da nossa segunda fábrica em Três Lagoas representa o começo de uma nova fase para a companhia, consolidando a nossa liderança no mercado mundial”, afirma Marcelo Castelli, presidente da Fibria.

Para abastecer suas duas linhas de produção de celulose no Mato Grosso do Sul, a Fibria necessita de uma base de 308 mil hectares de florestas plantadas. Desse total, 121 mil hectares já estão com floresta formada para abastecer a primeira fábrica. Dos 187 mil hectares de florestas de eucalipto necessários para abastecer a segunda linha, 162 mil hectares já foram plantados (equivalente a 87% da área total necessária).

As florestas têm um raio médio de até 100 quilômetros de distância das fábricas, o que faz da unidade de Três Lagoas uma das mais competitivas do setor.

“Nosso cronograma de plantio segue o planejado e deverá estar concluído no início do ano que vem. Hoje, a Fibria planta seis árvores por segundo, se destacando no manejo florestal, plantando em mosaico, combinando florestas nativas e eucalipto, respeitando o meio ambiente e a biodiversidade”, diz Aires Galhardo, diretor de Operações da Fibria.

Pentatrem

A Fibria buscou soluções diferenciadas e inovou no transporte de madeira da floresta até suas fábricas. A partir de um planejamento estratégico, foi inserido nas operações florestais o transporte via pentatrem. Trata-se de uma composição com cinco carretas interligadas que permite ganho de 70% no volume de madeira transportada em relação aos caminhões tradicionais e redução de 20% no gasto de combustível por metro cúbico transportado, permitindo diminuir também o custo total de transporte de madeira em 20%. Até o mês de dezembro, 15 veículos já estarão operando na região de Três Lagoas (MS) e a expectativa é de 30 veículos em 2018. Esses veículos só circulam em estradas internas da Fibria, reduzindo o tráfego nas rodovias.

Para escoar a celulose produzida na segunda fábrica da Fibria no Mato Grosso do Sul, foi montada uma logística especial. Neste mês de outubro, a Fibria irá finalizar as obras do Terminal Intermodal localizado no município de Aparecida do Taboado. Com isso, a celulose produzida na linha dois será transportada, via rodoviária, por 160 quilômetros até o Terminal Intermodal, de onde será embarcada em linha ferroviária com bitola larga até o Terminal de Macuco, no Porto de Santos (SP), de onde será exportada.

“Seja na fábrica, na floresta, no transporte de madeira ou na logística da celulose, nossa nova linha de produção tem uma série de inovações que já nos transformam em referência mundial. Essa é a fábrica mais moderna e diferenciada em operação atualmente, o que nos dá muito orgulho de toda a equipe”, afirma Júlio Cunha, diretor de Engenharia e Projetos, responsável pela implementação do projeto de expansão da empresa em Três Lagoas. (

Fonte: Capital News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar