Costa Rica 30 ℃

Defesa ainda tenta barrar transferência de Sérgio Cabral para a Capital

Justiça determinou que ex-governador do Rio de Janeiro, preso no ano passado pela Operação Lava Jato, seja trazido para o Presídio Federal de Campo Grande

Publicado em 27/10/2017 13:08

A defesa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral tenta mais uma vez evitar a transferência dele para o Presídio Federal de Campo Grande. Os advogados entraram com um habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme apurou o G1, o pedido será analisado pela ministra Maria Thereza de Assis Moura, relatora da Operação Calicute, 37ª fase da Operação Lava Jato que teve o ex-governador como principal alvo. Esta é a terceira estratégia usada pela defesa para garantir que Cabral fique no Rio de Janeiro.

As regras nas penitenciárias federais é rígida. Os presos, por exemplo, passam 22 das 24 horas do dia sozinhos nas celas e são monitorados 24 horas por câmeras de segurança.

Ainda segundo o G1, a rotina é muito diferente da que o ex-governador tem na Cadeia Pública José Frederico Marques, localizada em Benfica, na zona norte do Rio. Cabral está preso há quase um ano, desde novembro de 2016.

A unidade de Campo Grande foi inaugurada em 2006, tem 208 vagas e está situado na saída para São Paulo, próximo do antigo lixão da cidade. Já abrigou presos famosos, como por exemplo Fernandinho Beira-Mar.

Transferência – O Depen (Departamento Penitenciário Nacional), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, vai transferir o ex-governador Sérgio Cabral para a Penitenciária Federal de Campo Grande nos próximos dias. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (26).

“Por questões de segurança, a data exata não será informada”, informou ainda o Depen por meio de nota, completando que só “divulgará informações sobre a transferência depois que o procedimento for finalizado”.

A transferência foi determinada na segunda-feira (23) pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, a pedido do MPF (Ministério Público Federal) após Cabral ter mencionado, durante interrogatório, informações pessoais a respeito do magistrado

Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Justiça

Cyberbullying contra crianças e adolescentes pode virar crime hediondo

O crime virtual praticado contra crianças e adolescentes, chamado de cyberbullying, poderá ser considerado hediondo, ou seja, pode ser comparado ao sequestro...

Justiça

Ex-prefeito de Campo Grande tem ação por crimes sexuais arquivada pelo STJ; defesa foi feita por advogada de Neymar

O ex-prefeito de Campo Grande Marquinhos Trad (PSD) teve ação que o investigava por supostos crimes sexuais arquivada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ)...