Costa Rica 22 ℃

Resolução do governo prevê doação e descarte de livros escolares

Um colegiado escolar será responsável por avaliar e autorizar doações

Publicado em 10/01/2018 12:32

O governo de Mato Grosso do Sul editou uma resolução que prevê descarte e doação de livros didáticos e paradidáticos, utilizados pela secretaria de Educação do Estado nas instituições de ensino. O documento foi divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (10).

Conforme o texto, os materiais passarão por processo de seleção para descarte quando tiver acabado o prazo de validade estabelecido em legislação. "Podendo ser doados, prioritariamente aos estudantes, para fins de instrumento de pesquisa".

Se a comissão avaliar como impossível a utilização como fonte de estudo, o material será classificado como "irrecuperável, desatualizado ou inservíveis". Os termos, ainda de acordo com a resolução, significam que o livro não tem como ser usado para o fim que se destina, em virtude da perda de suas características ou inviabilidade econômica de para recuperação.

Ou, ainda, se estiver desatualizado, que "não demonstre a evolução de sua área específica, seja na linguagem e/ou no fornecimento de informações". Por fim, considerado "inservível", caso o material tenha "agentes contaminantes", como roedores ou substâncias tóxicas.

Tudo isso será levantado por meio de um colegiado escolar. Os profissionais terão de fazer o balanço dos livros didáticos e paradidáticos, preencher uma ficha e encaminhar para aprovação da comissão.

Poderão receber os materiais a Associação de Pais e Mestres, instituições de caridade ou filantrópicas que prestam atendimento educacional e cooperativas de reciclagem e/ou associações de catadores de materiais recicláveis, devidamente habilitadas. Há também a possibilidade de permuta entre órgãos ou entidades públicas.

Fonte: Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...