Costa Rica 23 ℃

Para impedir drones, Sejusp quer instalar tela em presídios de MS

Ideia está mais avançada em Dourados, onde ocorreram quatro sobrevoos de drones nos últimos meses e três foram abatidos

Publicado em 02/02/2018 11:21

A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) estuda instalar telas sobre os presídios de Mato Grosso do Sul para impedir a entrada de drogas e armas através de drones, pequenos veículos aéreos operados por controle remoto que se tornaram conhecidos em todo o país.

A ideia é colocar as telas nos principais presídios estaduais, mas o projeto está mais avançado em Dourados, a 233 km de Campo Grande, onde quatro drones foram vistos sobrevoando a PED (Penitenciária Estadual de Dourados) nos últimos meses.

Três foram abatidos a tiros pelos policiais que fazem a vigilância nas torres da muralha – dois deles em janeiro deste ano. O quarto drone fez sobrevoo na penitenciária, mas não chegou a tentar o pouso.

Ao Campo Grande News, a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública confirmou nesta semana que o uso de telas pode ser o meio mais eficaz para evitar os veículos não tripulados, mas informa que outras medidas também estão sendo adotadas. Além disso, todas as equipes de vigilância estão orientadas a abater os drones vistos sobrevoando nos arredores das penitenciárias.

“Está sendo feito um levantamento com objetivo de verificar a viabilidade da implantação de telas sobre os pátios das unidades prisionais, além de estudo para identificar as tecnologias existentes capaz de detectar a aproximação das pequenas aeronaves de locais de segurança”, informou a Sejusp.

Através da assessoria de imprensa, o secretário Antonio Carlos Videira informou que o problema já foi abordado em reuniões do Colégio dos Secretários de Segurança na busca de alternativas para coibir os drones sobre presídios.

Dourados – De acordo com a Sejusp, em Dourados, a Agepen (Agência de Administração do Sistema Penitenciário) iniciou conversa com o conselho de segurança da comunidade para instalação telas sobre a PED, para evitar produtos arremessados por drones para o interior do estabelecimento penal.

“É importante ressaltar que o governo do Estado está realizando investimentos para reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado, com a aquisição de aparelhos de raio x, scanneres corporais, bloqueadores de voz e dados, além da contratação de novos agentes penitenciários”, informo a Sejusp.

Casos recentes – Dois drones foram derrubados a tiros em janeiro deste ano na PED. O primeiro caso ocorreu no dia 14, quando um equipamento avaliado em R$ 20 mil sobrevoava o presídio carregando uma sacola.

Os policiais da vigilância externa acertaram o equipamento com tiros de fuzil. O drone caiu a 200 metros do presídio. Um homem não identificado conseguiu pegar a sacola e fugir, mas abandonou o equipamento.

No dia 20, outro drone foi visto por agentes penitenciários pelas câmeras de vigilância. O equipamento, menor que o anterior, bateu na grade que protege o entorno da penitenciária e em seguida os policiais militares das torres derrubaram o drone a tiros.

De acordo com a Agepen, o eletrônico tinha como destino o pavilhão 2 da PED, onde ficam presos ligados a facções criminosas. Não foi revelado que tipo de material estava sendo carregado pelo drone.

Fonte: Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar