Costa Rica 23 ℃

Novo juiz de Costa Rica se apresenta para vereadores e recebe moção de apoio da Câmara

Soliman também foi removido por merecimento para Costa Rica e já havia atuado como juiz titular nas comarcas de Pedro Gomes e Sonora

Publicado em 16/02/2018 18:13

Foto: Luciana Aguiar

Recém-chegado à cidade de Costa Rica - MS, o juiz de direito, Francisco Soliman, participou da sessão plenária da Câmara Municipal realizada na noite do último dia 05 de fevereiro de 2018. Na oportunidade, além de se apresentar para os parlamentares costarriquenses, o magistrado também recebeu uma Moção de Congratulação e Apoio assinada por todos os 11 vereadores. Essa moção representa uma forma da Casa de Leis expressar o desejo de boas-vindas ao novo juiz da comarca.

Logo no começo da sessão, Soliman foi convidado pelo presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), para fazer uso da tribuna do plenário e se apresentar para os vereadores. Em sua fala, o magistrado enalteceu a receptividade do povo costarriquense e afirmou que Costa Rica realmente é um município que serve de exemplo para outras cidades do Brasil.

“Desde que assumi a comarca de Costa Rica, eu estou impressionado com a receptividade que tive de toda a população, dos servidores do Poder Judiciário e de todas as autoridades locais e essa solenidade (Moção de Congratulação e Apoio) representa de forma muito efetiva essa receptividade. Antes de vir pra cá, ouvi boas referências de Costa Rica e essas informações se confirmaram. É uma cidade próspera, em desenvolvimento, que demonstra para os demais municípios e para o país que as coisas podem funcionar e que o Brasil pode dar certo”, contou o juiz.

Já em outro trecho do pronunciamento, Soliman disse que pretende atuar com agilidade no julgamento dos processos em trâmite na 1ª Vara. “Farei o possível, juntamente com os meu servidores, para que a prestação jurisdicional seja qualificada, seja célere, seja em tempo razoável, justamente para permitir que a população que aguarda ansiosa uma decisão judicial, tenha resposta em tempo oportuno”, ressaltou o magistrado.

Logo após encerrar a fala, o juiz recebeu das mãos do presidente da Câmara a Moção de Congratulação e Apoio, assinada por todos os vereadores costarriquenses. “Portanto, esta Casa de Leis tem a honra de oferecer a Vossa Excelência a presente Moção de Congratulação e Apoio, uma forma de desejar-lhe boas-vindas e pleno sucesso na função de juiz de direito da nossa comarca, além de servir como um manifesto de estima e apreço ao nobre ofício exercido pelo Meritíssimo Magistrado”, conforme consta em um trecho da moção.

Ao desejar boas-vindas para o novo juiz - em nome da Câmara de Vereadores -, Dr. Maia comentou que prevalece um ambiente de harmonia entre os poderes constituídos do município. “Os três poderes de Costa Rica: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário tem credibilidade, são independentes, porém harmônicos, além de que há respeito entre eles”, comentou o presidente do Parlamento Municipal.

Francisco Soliman é casado, tem 35 anos e é gaúcho, nascido em Carazinho-RS, declarando-se um torcedor do Grêmio. Juiz há quatro anos, o magistrado assumiu a 1ª Vara da comarca de Costa Rica no lugar do juiz Walter Arthur Auge Netto – removido por merecimento para a comarca de Nova Andradina-MS, após atuar por seis anos em solo costarriquense.

Soliman também foi removido por merecimento para Costa Rica e já havia atuado como juiz titular nas comarcas de Pedro Gomes-MS (mais recentemente) e Sonora-MS.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar