Costa Rica 25 ℃

Waldeli ministra palestra para lideranças de 11 municípios do Maranhão

Desde 2017, Waldeli percorre Estados brasileiros ministrando palestras e mostrando que o Brasil tem jeito

Publicado em 01/03/2018 19:00

Foto: Igor Santana

Com mais de 94% de aprovação como gestor de Costa Rica – MS, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, a convite do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – ministrou palestra durante o 5º encontro do Programa Líder - Liderança para o Desenvolvimento Regional - que acontece nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Guimarães, no Maranhão.

Com o tema “A escolha do futuro da região”, o evento reuniu 40 lideranças de 11 municípios do Litoral Ocidental Maranhense, entre elas prefeitos e gestores públicos. A palestra também foi prestigiada pelo superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins e servidores do órgão.

No quarto mandato como prefeito de Costa Rica, Waldeli que é economista e empresário afirma que “uma das principais tarefas do administrador público é fazer uma boa gestão de pessoas, lição que aprendi enquanto esteve à frente dos meus negócios”, lembra.

“Trabalhar com pessoas sempre foi complexo e saber conduzir equipes na gestão pública, imprimindo uma nova cultura – com o ritmo e processos aprendidos da iniciativa privada, é uma tarefa necessária que prefeitos deveriam ater mais atenção. As compensações para os servidores, além dos seus salários em dia e outras bonificações, podem também ser voltadas para a questão do conhecimento. Funcionários mais remunerados, capacitados e que internalizam sua proposta de governo, elevam o nível da equipe e ajudam o gestor a administrar melhor o município”, orienta o prefeito.

Durante sua palestra no Maranhão, Waldeli falou sobre gestão pública eficiente, e enfatizou a importância de governar sem pensar em reeleição. “Desde o primeiro mandato, essa premissa deve ser seguida. Quem administra o município pensando em reeleição não faz gestão pública, mas quem foca no trabalho que se propõe a realizar naqueles quatro anos de mandato, tem o que apresentar aos seus eleitores e a reeleição é quase que automática, pois o povo é carente de bons gestores públicos e quando um aparece, o reconhecimento vem através das urnas”, complementou o prefeito.

Outro ponto importante destacado por Waldeli é a participação da população na gestão pública municipal. Costa Rica possui, oficialmente, 20 mil habitantes e para cada pasta da administração, a população colabora como fiscal por meio dos conselhos municipais e assim formamos uma base que tornou Costa Rica um exemplo também em qualidade de vida. “Mostrei a transformação estrutural da nossa cidade, na saúde, educação, assistência social e compartilhei um pouco da minha experiência como gestor público, e assim pude contribuir para o desenvolvimento daquela região, que a partir de agora entra na fase de elaboração de projetos”.

“Mantemos, também, canais de comunicação abertos, onde o cidadão pode falar, inclusive, com o prefeito diretamente. Disponibilizo o número do meu celular e temos os telefones da nossa central de relacionamento à disposição da população, além da nossa Ouvidoria Municipal e as redes sociais. Porém, a importância não está apenas em receber as denúncias, reclamações ou elogios. O segredo maior é a devolutiva que fazemos questão de dar a quem nos demanda. Ninguém fica sem resposta e esse retorno ajuda a fortalecer a relação de confiança do cidadão com o nosso governo”, ensina.

Desde 2017, o prefeito Waldeli percorre Estados brasileiros ministrando palestras e mostrando que o Brasil tem jeito basta que tenha seriedade com os recursos públicos.

Com informações Sebrae/Maranhão

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar