Costa Rica 22 ℃

Vereadores homenageiam mulheres costarriquenses pelo Dia Internacional da Mulher

o vereador Tonin Félix parabenizou as ações desenvolvidas pelo CREAS no município

Publicado em 12/03/2018 19:00

Foto: ASSEIM/CMCR

Única representante feminina na Câmara Municipal de Costa Rica - MS, a vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB) fez questão de prestar uma homenagem às mulheres costarriquenses, em razão da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Além disso, a parlamentar também presenteou, com um botão de rosas, todas as 10 funcionárias do Legislativo costarriquense.

Já o vereador Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PSB), destacou as ações desenvolvidas pelo Governo Municipal no combate à violência doméstica. Em Costa Rica, 254 mulheres sofreram agressão dentro dos próprios lares, somente no ano de 2017.

Na sessão plenária realizada na última (05), Rosângela Marçal usou a tribuna do Plenário, no expediente das considerações finais, para discorrer sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março. Na sua fala, a vereadora ressaltou que a mulher vem lutando e conquistando gradativamente mais espaço na política, no mercado de trabalho e na sociedade brasileira, de maneira geral.

“Venho parabenizar todas as mulheres, a todas companheiras, lutadoras, sofredoras, enfim, nós mulheres, pois nós temos buscado o nosso espaço. Na verdade, nós temos os mesmos direitos que os homens e estamos cada vez mais conquistando o nosso espaço”, afirmou a vereadora.

Em outro momento de seu pronunciamento, Rosângela Marçal destacou que a mulher é um dos pilares de sustentação da família e consequentemente da sociedade. “Mulher mãe, que preocupa com sua moradia, mulher que preocupa com o seu filho, mulher que preocupa com o filho na dependência química, mulher que luta contra as drogas, mulher que sofre junto com o filho. Deixo um abraço a todas as mulheres de Costa Rica e digo que estamos juntas na luta pela independência e para defender tantos os nossos filhos como toda a sociedade”, completou.

Na quarta-feira (08), data de comemoração do Dia Internacional da Mulher, a vereadora Rosângela também presenteou todas as 10 servidoras que atuam na Câmara Municipal, com um botão de rosas para cada uma delas, maneira encontrada pela parlamentar para homenagear as funcionárias da Casa de Leis.

Rosângela é a quarta mulher a conquistar uma vaga na Câmara Municipal de Costa Rica, depois da professora Evair Gomes Oliveira (legislatura de 2005-2008), a empresária Áurea Maria Frezarin Rosa (2013-2016), e a professora Manuelina Martins Arantes da Silva Cabral (eleita em 2016, mas licenciada para exercer o cargo de secretária Municipal de Educação).

Ainda na sessão do dia 05 de março, o vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), endossou a fala de Rosângela Marçal e também elogiou as conquistas que as mulheres brasileiras alcançaram nos últimos anos. “Quero parabenizar todas as mulheres, especialmente pelos espaços que elas já conseguiram em todos os meios: social, profissional e na vida pessoal de cada uma delas”, comentou Biri.

Violência Doméstica 

Em Costa Rica, de acordo com levantamentos estatísticos da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, 254 mulheres foram vítimas de violência doméstica somente no ano de 2017. Os números representam uma média de 21 mulheres agredidas por mês, seja por ameaça ou mesmo violência física ou psicológica.

Na sessão do dia 05 de março, o vereador Tonin Félix parabenizou as ações desenvolvidas pelo CREAS - Centro de Referência Especializado em Assistência Social - que realiza desde a semana passada palestras e rodas de conversa com as mulheres de Costa Rica, em diversas localidades, com o objetivo de orientar, esclarecer e estimular essas mulheres a denunciarem possíveis casos de violência doméstica. Segundo ele, a iniciativa representa uma forma eficaz de enfrentamento do problema.

“O CREAS está promovendo a Semana de Combate à Violência Doméstica. Quero parabenizar a gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social por esta ação desenvolvida pelo órgão, até porque em mulheres não se bate nem com uma pétala de rosas”, enfatizou Tonin Félix.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar