Costa Rica

Falta de servidores é realidade na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica e vereadores cobram providências

Parlamentares cobraram a destinação de mais um delegado, 5 investigadores e 3 escrivães para a Delegacia de Costa Rica

Publicado em 17/03/2018 07:12

Foto: ASSEIM/CMCR

A Câmara Municipal de Costa Rica - MS cobra a destinação de mais um delegado, mais três escrivães e mais cinco investigadores para reforçarem o efetivo da Delegacia de Polícia Civil da cidade. Representando o Legislativo costarriquense, os vereadores Antonio Divino Félix Rodrigues, o Tonin Félix (PSB), Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), e Lucas Lázaro Gerolomo (PSB) viajaram até Campo Grande - MS na semana passada, onde trataram do assunto com o coordenador de Polícia do Interior, Alberto Vieira Rossi.

Na ocasião, os parlamentares cobraram a destinação de mais um delegado, cinco investigadores e três escrivães para a Delegacia de Costa Rica, número de servidores que conforme o delegado local, Alexandro Mendes, supriria a demanda do município.

Demanda

No último dia 06 de março de 2018, o delegado titular da Polícia Civil de Costa Rica, Alexandro Mendes de Araújo, visitou a Câmara Municipal, onde se reuniu com os vereadores Lucas Gerolomo e Tonin Félix, e pediu apoio e intervenção dos edis costarriquenses junto ao Governo do Estado, em busca de mais servidores para a delegacia local.

Na ocasião, o delegado informou que a Polícia Civil da cidade sofre com o déficit de servidores, já que nos últimos anos a corporação perdeu um delegado – caiu de dois para um -, seis investigadores, seja por morte, aposentadoria, remoção ou exoneração, além de uma escrivã removida para Cassilândia - MS.

Segundo Alexandro, mesmo com a insuficiência de funcionários, a Polícia Civil de Costa Rica consegue prestar um serviço de qualidade à população, garantindo bons resultados na área de segurança pública do município. Contudo, de acordo com ele, para que os números positivos sejam alcançados, os poucos servidores da corporação precisam se desdobrar e acabam sobrecarregados com a carga excessiva de trabalho. Para se ter ideia, a delegacia do município conta apenas com uma escrivã de carreira.

Ibama

Ainda na Capital, os parlamentares participaram de uma reunião com o superintendente do Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - em Mato Grosso do Sul, Dorival Betini, oportunidade em que reivindicaram investimentos para a recuperação de rios e nascentes em Costa Rica. “Solicitamos investimentos em projetos ambientais que visam a recuperação das matas ciliares de rios e nascentes da região, sobretudo na bacia hidrográfica do rio Taquari”, enfatizou o presidente da Casa de Leis, Dr. Maia.

“O território do nosso município é muito rico do ponto de vista hidrográfico e abriga importantes fontes fluviais, como o próprio rio Taquari. Contudo, nossos rios vem sofrendo historicamente com a devastação das matas ciliares desencadeada pelos processos produtivos, notadamente a agricultura e a pecuária”, destacou um trecho do ofício que os vereadores entregaram pessoalmente para Dorival Betini.

MS 223

Também em Campo Grande, os quatro vereadores se reuniram com o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Corrêa Riedel, oportunidade em que buscaram informações sobre a obra de pavimentação asfáltica da MS-223 que liga Costa Rica a Figueirão - MS.

Em resposta, Riedel garantiu que vai se empenhar junto ao governador Reinaldo Azambuja, para que o asfaltamento da via seja lançado no pacote de obras que o Governo do Estado pretende anunciar no mês que vem.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar