Costa Rica 27 ℃

Vereadora enfermeira Cida Amaral preside audiência sobre gravidez e puerpério, em Campo Grande

Para a vereadora é necessário quebrar paradigmas

Publicado em 04/04/2018 16:26

Foto: Kayron Rodrigues

Em busca da maior atuação dos profissionais da saúde da mulher dentro do processo de humanização do parto, a vereadora Enfermeira Cida Amaral, proponente da Audiência Pública realizada na segunda-feira (02), reuniu vereadores e profissionais da área, para discutir sobre a atenção à saúde no ciclo gravídico-puerperal em Campo Grande.

Representando a categoria dos enfermeiros obstetras, a vereadora Enfermeira Cida Amaral realizou a audiência pensando nas pacientes, recém-nascidos e profissionais da área da saúde da mulher. O debate trouxe à tona assuntos que precisam ser discutidos, como a execução dos trabalhos das enfermeiras obstetras sem interferências de outras categorias profissionais.

De acordo com a enfermeira e diretora do Hospital Regional de Ponta Porã, Giulia Stefanie Abreu Brey, a situação no hospital mudou de 2016 pra cá, com a chegada da Rede Cegonha. Com o investimento, foi possível qualificar funcionários e desta forma realizar partos humanizados. “Passamos para 60% de parto normal e 40% de parto cesárea, coisa que antigamente era ao contrário. Conseguimos fazer com que os partos tenham a participação de um acompanhante, que o primeiro banho do bebê, por exemplo, seja dado pelo pai. Isso é um avanço na questão da humanização” declarou.

Para o Dr. Sebastião Junior Henrique, presidente do Coren-MS - Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul - “o  Hospital Regional de Ponta Porã já avançou muito, não somos contra a Cesária, mas tem que ser realizada quando não existe outro recurso. Essa Audiência Pública é um momento oportuno para tratar desse assunto. A mortalidade materna é um grave problema de saúde pública, precisamos fazer mudanças em algumas áreas da saúde materna e infantil”.

De acordo com a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Sara Delfino da Silva, para a diminuição no número de cesárias desnecessárias, é importante que o enfermeiro obstétrico trabalhe junto com a assistência às mulheres.  “É preciso entender que esse profissional tem capacidade para cuidar dessa mulher, fazer sua internação, adotando boas práticas e protocolos” destacou.

O ginecologista obstetra e vereador Dr. Wilson Sami, convidado para falar sobre o assunto, comentou sobre a importância do parto normal, porém enfatizou que em alguns casos a cesárea é necessária. “A Cesária está ai pra usar quando houver necessidade. Pelo lado clínico médico posso afirmar que a cirurgia obstétrica salva vidas de mães e filhos” disse. O obstetra ainda fez um alerta sobre a demora na marcação de exames das gestantes pelo SUS, que é muito importante para um pré-natal bem feito.

Para a vereadora Enfermeira Cida Amaral é necessário quebrar paradigmas. “Quero ressaltar que como enfermeira precisamos trabalhar em equipe, precisamos quebrar paradigmas e acreditar que o parto natural e humanizado é a coisa mais linda de se ver. A ciência nos dá sabedoria porque estamos trazendo ao mundo a maior preciosidade, que é o ser humano”, finalizou. A vereadora destacou ainda a importância da enfermagem obstétrica para a qualidade da assistência prestada ao paciente, enfatizando a existência de legislação efetiva, que garante a autonomia dos profissionais enfermeiros.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...