20 de março, 2012 às 07:00
O diretor do DETRAN/MS em Costa Rica, Gilson enfatizou a importância de receber o veículo pela 1ª vez no município
Na semana passada, alunos portadores de algum tipo de deficiência física puderam ter aulas gratuitas para conquistar a CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Essa foi a primeira vez que Costa Rica (MS) recebeu esse veículo adaptado. O serviço é oferecido gratuitamente pelo DETRAN-MS - Departamento Estadual de Trânsito e capacita condutores de todo o Estado através da CRT – Controladoria Regional de Trânsito.
Há quatro anos trabalhando no DETRAN-MS, o instrutor para pessoas com deficiência física, Pio de Araújo Filho deixou de ser examinador para ser instrutor do projeto onde está à frente do programa há mais de dois anos formando novos condutores especiais. Pio explica que o processo para retirar a CNH é o mesmo para os portadores de deficiência, mas algumas etapas são diferenciadas.
Pio conta que hoje tem cerca de 100 alunos no Mato Grosso do Sul. Esse projeto social do DETRAN-MS existe no Estado desde 2005 e é a primeira vez que vem a Costa Rica, aqui Pio tem dois alunos.
“O aluno faz o teste psicológico e depois vai para o exame médico, mas aí constatando a deficiência, é marcada uma nova consulta especial, onde o médico vai avaliar o grau de deficiência e a capacidade do aluno dirigir”, explica.
Pio explica ainda que podem participar do centro de formação cadeirantes que possuam ao menos um braço e tenham no mínimo 50% de força nas mãos. O serviço de formação é gratuito, o aluno tem de pagar apenas as guias do DETRAN, que correspondem aos exames e as provas feitas no local durante o processo.
Na etapa das aulas para a prova do conteúdo teórico, o futuro condutor pode optar por qualquer auto-escola para realizar a preparação. Já as aulas práticas – no mínimo 20 - são realizadas no veículo adaptado do DETRAN-MS, sob a orientação de Pio. O órgão possui apenas um veículo adaptado para as aulas.
“Nas aulas eu procuro exigir como se fosse no dia da prova e eu fosse um dos examinadores”, diz Pio. No dia do exame prático, um médico acompanha o candidato até a baliza para verificar se o veículo está de acordo com a deficiência da pessoa.
O diretor do DETRAN/MS em Costa Rica, Gilson Viana enfatizou a importância de receber o veículo pela primeira vez no município e destacou as qualidades do carro.
“O veículo adaptado adquirido pelo DETRAN-MS possui câmbio dualogic automático e sequencial, freio e acelerador manuais e pomo giratório no volante. Esse tipo de equipamento pode ser usado por pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive com somente um braço”, finalizou Gilson.
Confira as principais charges que estão circulando na internet.
PUBLICIDADE
Advogada Juliane Penteado
Paiva Netto
» todas as entrevistas e artigos