Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

CMCR_JULHO

20 de março, 2012 às 07:00

DETRAN de Costa Rica recebeu pela 1ª vez veículo adaptado para deficiente físico

O diretor do DETRAN/MS em Costa Rica, Gilson enfatizou a importância de receber o veículo pela 1ª vez no município

Costa Rica em Foco

O serviço é oferecido gratuitamente pelo DETRAN-MS (Foto: Luciana Aguiar)

Na semana passada, alunos portadores de algum tipo de deficiência física puderam ter aulas gratuitas para conquistar a CNH - Carteira Nacional de Habilitação. Essa foi a primeira vez que Costa Rica (MS) recebeu esse veículo adaptado. O serviço é oferecido gratuitamente pelo DETRAN-MS - Departamento Estadual de Trânsito e capacita condutores de todo o Estado através da CRT – Controladoria Regional de Trânsito.

 

Há quatro anos trabalhando no DETRAN-MS, o instrutor para pessoas com deficiência física, Pio de Araújo Filho deixou de ser examinador para ser instrutor do projeto onde está à frente do programa há mais de dois anos formando novos condutores especiais. Pio explica que o processo para retirar a CNH é o mesmo para os portadores de deficiência, mas algumas etapas são diferenciadas.

 

Pio conta que hoje tem cerca de 100 alunos no Mato Grosso do Sul. Esse projeto social do DETRAN-MS existe no Estado desde 2005 e é a primeira vez que vem a Costa Rica, aqui Pio tem dois alunos.

 

“O aluno faz o teste psicológico e depois vai para o exame médico, mas aí constatando a deficiência, é marcada uma nova consulta especial, onde o médico vai avaliar o grau de deficiência e a capacidade do aluno dirigir”, explica.

 

Pio explica ainda que podem participar do centro de formação cadeirantes que possuam ao menos um braço e tenham no mínimo 50% de força nas mãos. O serviço de formação é gratuito, o aluno tem de pagar apenas as guias do DETRAN, que correspondem aos exames e as provas feitas no local durante o processo.

 

Na etapa das aulas para a prova do conteúdo teórico, o futuro condutor pode optar por qualquer auto-escola para realizar a preparação. Já as aulas práticas – no mínimo 20 - são realizadas no veículo adaptado do DETRAN-MS, sob a orientação de Pio. O órgão possui apenas um veículo adaptado para as aulas.

 

“Nas aulas eu procuro exigir como se fosse no dia da prova e eu fosse um dos examinadores”, diz Pio. No dia do exame prático, um médico acompanha o candidato até a baliza para verificar se o veículo está de acordo com a deficiência da pessoa.

 

O diretor do DETRAN/MS em Costa Rica, Gilson Viana enfatizou a importância de receber o veículo pela primeira vez no município e destacou as qualidades do carro.

 

“O veículo adaptado adquirido pelo DETRAN-MS possui câmbio dualogic automático e sequencial, freio e acelerador manuais e pomo giratório no volante. Esse tipo de equipamento pode ser usado por pessoas com diversos tipos de deficiência, inclusive com somente um braço”, finalizou Gilson.

Ride
Imprimir

1 comentários

Maria de Fátima Amaro dos Santos Rodrigues
21/03/2012 11:44
Para complementar a matéria deste site vimos informar que o veículo foi solicitado pelo CFC Fórmula 1 para a aluna Gilvania Paulina da Silva, a qual fez sua inscrição na Auto Escola, fez os exames de praxe, frequentou o curso de formação Teórico-técnico, sendo aprovada c/ 83% de aproveitamento. Após expedida a LADV, foi orientada a fazer a 1ª aula na cat. A e B, demonstrando dificuldades de domínio dos veículos, sendo então encaminhada à reavaliação médica no Detran/MS e indicada a realizar aulas em veículo adaptado. Desta forma, o diretor Geral Walter solicitou ao diretor do Disup Sr.Sérgio que possibilitasse a vinda do referido veículo e seu instrutor Pio. Esta história vem confirmar que devemos acreditar em nossas potencialidades e sonhos e correr atrás deles.Parabéns à iniciativa e apoio do Detran/MS, ao competente instrutor Pio e à aluna Gilvânia por seu esforço e dedicação.

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

Frio/Quente

» todas as charges

PUBLICIDADE

DRA Poliana Gif

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!