Costa Rica 20 ℃

Ministério Público investiga aeródromo de Cassilândia por funcionamento irregular

Pista não teria licenciamento ambiental e estaria próxima a graxaria

Publicado em 15/08/2018 10:51

Reprodução: MS em Foco

O MP/MS - Ministério Público Estadual - instaurou nesta quarta-feira (15) um inquérito para apurar o funcionamento irregular do Aeródromo Municipal de Cassilândia, distante a 436 quilômetros de Campo Grande. A pista estaria operando sem licenciamento ambiental do órgão competente, de acordo com as diligências do Ministério Público.

As investigações tiveram início após uma denúncia ao MP-MS de que próximo ao aeródromo, localizado nas proximidades da BR-158, funcionaria uma empresa de graxaria, que recicla restos de animais gerados por abatedouros ou frigoríficos, causando problemas como a atração de animais silvestres.

Segundo a denúncia, o funcionamento da graxaria próximo ao aeródromo iria contra as normas da Anac - Agência Nacional de Aviação Civil - responsável pela concessão da pista. Para operar, seria necessário que o local tivesse um Plano de Manejo de Fauna e um Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna, ambos exigidos pela Anac.

Porém, ao investigar sobre a existência dos documentos, o Ministério Público verificou junto ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) que o local sequer teria licença ambiental para funcionar, e que não existiria qualquer projeto da Prefeitura de Cassilândia para reformular o aeródromo.

Consultada, a Anac disse que a observância das normas ambientais não é de fiscalização da Agência, mas sim de obrigação da Prefeitura. A Prefeitura do município solicitou que um arquiteto realize estudos para legalização do local.

Fonte: Joaquim Padilha / Midiamax

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar