Costa Rica 30 ℃

Sobá de Campo Grande vira estrela em TV Japonesa

Matéria abordou também os 110 anos da imigração japonesa

Publicado em 07/09/2018 12:00

Um dos pratos mais procurados nas feiras e lanchonetes de Campo Grande, o Sobá, ensopado de macarrão, com tiras de omelete, carne,cebolinha e um caldo especial de carne foi atração especial no jornal RBC News de Okinawa, no Japão. A receita que é a queridinha dos campo-grandenses foi eleita em fevereiro deste ano, com 6 mil votos, o prato típico da Capital.

A matéria mostra a curiosidade do prato que é uma adaptação brasileira do Okinawa Soba, ensopado de caldo de galinha com macarrão de udon, Algas secas (kombu), flocos de peixe seco (katsuoboshi) – shoyu, açúcar e sal à gosto. O prato é bastante consumido na ilha de Okinawa.

A reportagem que abordou também os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, mostrou os pontos turísticos de Campo Grande e a feira central, local onde o prato é mais consumido. De acordo com um dos entrevistados, a época em que mais lota a feira é no festival do Sobá comemorado todos os anos. “Temos bastante fluxo durante o festival que acontece aqui em Campo Grande e também as pessoas vem procurando outras variedades do prato”, disse à reportagem.

Outra comerciante disse que fica muito feliz que o Sobá dela foi reconhecido no mundo. “Fico muito orgulhosa que meu prato é parecido com o de vocês”, finalizou.

De acordo com o presidente da associação Okinawa de Campo Grande, Eduardo Kanashiro, 48 anos, é gratificante ter o Sobá reconhecido em Okinawa, já que é o prato típico de Campo Grande que caiu no gosto da população. “È algo imaterial”, apontou.

Origem

Trazido pelos imigrantes japoneses da ilha de Okinawa, o Sobá acabou se tornando um prato típico de Campo Grande. Por sua força na gastronomia local, o prato foi tombado como patrimônio imaterial da Capital em 2006. O Sobá é a principal atração todos os da Feira Central, onde um monumento de um grande Sobá foi construído na rua 14 de Julho.

Fonte: Bruna Aquino - Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...