Costa Rica 22 ℃

Em audiência pública na Câmara, secretária de Saúde de Costa Rica destaca contratação de mais médicos especialistas e melhorias na Casa de Apoio em Barretos

O relatório apresentado pela secretária Adriana Tobal demonstrou que foram realizadas 14.349 consultas médicas, 2.331 procedimentos de fisioterapia e 17.001 exames laboratoriais na atenção básica, entre maio a agosto de 2018

Publicado em 04/10/2018 17:55

Foto: ASSEIM/CMCR

Contratação de mais médicos especialistas para atendimento à população de Costa Rica - MS; adequações e compra de móveis para a Casa de Apoio em Barretos-SP que acomoda pacientes costarriquenses em tratamento na cidade paulista. Estas são algumas das mais recentes conquistas na área de saúde pública do município, que foram apresentadas durante a audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, promovida pela Câmara de Vereadores na tarde de segunda-feira (1°/10).

Na audiência pública, que foi realizada no Plenário da Casa de Leis, a secretária Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal, apresentou em slides, com o apoio de datashow, para os vereadores e para a população presente, o relatório de prestação de contas da Secretaria de Saúde de Costa Rica, contendo dados estatísticos (técnicos e financeiros) da rede pública de saúde, referentes ao segundo quadrimestre de 2018 (maio a agosto). O evento também foi transmitido ao vivo pela rádio RCR Band.

Durante a audiência, Adriana enfatizou a ampliação do número de médicos especialistas que atendem na rede pública de saúde do município. Aumentou de 11 para 14. “Reumatologia, otorrinolaringologia e endocrinologia são as três especialidades que passaram a estar disponíveis no município agora no segundo quadrimestre de 2018. Saltamos de 11 para 14 médicos especialistas”, contou a secretária de Saúde.

Ao longo do evento, Adriana também anunciou a conclusão das obras de adequações na Casa de Apoio em Barretos, além da aquisição de móveis e utensílios para o local, que serve para abrigar e acolher pacientes costarriquenses que fazem tratamento médico na cidade paulista.

De acordo com a gestora da pasta, a Secretaria de Saúde realizou a reforma geral da cozinha da Casa de Apoio, instalou grade e toldo na entrada, barra de apoio nos banheiros, ventiladores de teto, e ainda adquiriu 18 camas box de solteiro, capas plásticas para os colchões, móveis planejados para a cozinha, diversos utensílios domésticos, cadeiras de descanso e um armário planejado que servirá como guarda-volumes. Ainda segundo Adriana, no começo do ano que vem vai ser feita a pintura geral da Casa.

Estatísticas

Em relação aos números da saúde pública de Costa Rica no segundo quadrimestre de 2018, o relatório apresentado por Adriana demonstrou que foram realizadas 14.349 consultas médicas, 2.331 procedimentos de fisioterapia e 17.001 exames laboratoriais na atenção básica, ou seja, nos postos de saúde do município, entre maio a agosto de 2018.

Conforme o mesmo relatório, as agentes de saúde do município realizaram 27.913 visitas domiciliares no segundo quadrimestre desse ano. Já no CEM - Centro de Especialistas Médicas - e nos postos de saúde foram efetuados 439 exames de raio-X, 688 ultrassonografias e 797 exames de preventivo do câncer do colo do útero.

De acordo com os números do mesmo quadrimestre, no CEM foram realizados 9.413 exames laboratoriais e 7.447 consultas com médicos especialistas (conforme quadro abaixo), além de 373 consultas de psicologia e 236 de fonoaudiologia.

Em relação à saúde bucal, os números constantes no relatório do quadrimestre apontam que foram efetivados 5.933 procedimentos odontológicos, entre consultas e demais tratamentos dentários. No mesmo período, o CAPS - Centro de Atendimento Psicossocial - foi responsável por 2.565 atendimentos.

O relatório de maio a agosto de 2018 também mostra que nesse período foram fornecidos 1.123.505 medicamentos para a população (quantia que representa números e não valores), de forma gratuita; foram realizadas 170 viagens para encaminhamento de pacientes para tratamento em outros municípios, transportando 3.667 pessoas somente ao longo desses quatro meses; já na Fundação Hospitalar de Costa Rica (FHCR), Adriana apresentou dados que mostram que o hospital realizou 13.365 consultas e 1.190 internações no segundo quadrimestre de 2018, além de 240 cirurgias, 14 partos normais e 185 cesarianas. Ainda segundo a secretária, a FHCR realizou nesse mesmo período 4.998 exames de raios-x e 2.841 ultrassonografias.

Durante a audiência pública, a secretária de Saúde ainda informou que o município cumpriu - ao longo das campanhas realizadas no segundo quadrimestre desse ano - a meta de vacinação contra a Influenza (ao atingir 102% do público-alvo) e contra o sarampo e a poliomielite (120% da meta).

Logo após a exposição de Adriana Tobal, o secretário Municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo Renato Andriani, apresentou os dados financeiros da rede pública de saúde referentes ao segundo quadrimestre de 2018.

Segundo Paulo Renato, o Governo Municipal investiu R$ 9.485.219,08 na área de saúde nos meses de maio a agosto desse ano, R$ 1.592.603,93 a mais do que no mesmo período do ano passado. “Essa diferença maior de gastos corresponde ao valor utilizado na compra do aparelho de mamografia e do aparelho de tomografia, que foram recentemente adquiridos pela Prefeitura de Costa Rica”, explicou o secretário.

De acordo com Paulo Renato, o total aplicado na área de saúde de Costa Rica representa 21,64% das receitas do município. A lei exige um mínimo de 15%. Outro detalhe, conforme ele, é que o Executivo costarriquense está com suas contas em dia, sem acúmulo de dívidas em nenhuma área, nem mesmo na Saúde.

Ao fazer uma avaliação do relatório de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB) disse que chamou a atenção o número de atendimentos médicos na área de psiquiatria em Costa Rica. “Hoje, a especialidade de psiquiatria é a terceira mais procurada no nosso sistema de saúde, inclusive à frente de cardiologia e ortopedia. É um alerta de que está surgindo uma nova problemática para a gente atacar. Preocupante”, comentou o edil emedebista. De acordo com as estatísticas, somente de maio a agosto desse ano foram realizadas 1.012 consultas médicas na área de psiquiatria no CEM.

Estiveram presentes na audiência pública os vereadores Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSB), Ailton Amorim, o presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Roney Hauck Rodrigues, representantes da sociedade civil, servidores da Saúde, moradores locais e o representante do 19º Subgrupamento de Bombeiros Militares de Costa Rica, tenente Carlos Alberto Ladislau dos Santos.

Como um instrumento de transparência, a Lei Complementar Federal n° 141/2013 prevê que as audiências públicas de prestação de contas da Saúde devem ser realizadas a cada quatro meses. “A audiência é uma exigência legal e sempre realizamos elas nas dependências da Câmara Municipal. É um evento apolítico, que trata do interesse da comunidade de Costa Rica, mais especificamente na área de saúde”, finalizou Dr. Maia.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar