Costa Rica 21 ℃

Parlamentar cobra Energisa e reivindica melhorias na manutenção da rede elétrica na zona rural de Costa Rica

O cidadão que vier sofrer algum prejuízo por conta da falta de energia elétrica deve registar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e/ou procurar o Procon para denunciar a situação

Publicado em 22/10/2018 08:09

O vereador Ailton Martins de Amorim (MDB) encaminhou uma indicação para a Energisa – concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul - cobrando melhorias nos serviços que a empresa oferece para os moradores da zona rural de Costa Rica - MS. O parlamentar emedebista reclamou de diversos problemas relacionados à manutenção da rede elétrica de sítios e fazendas do município, ao comentar a indicação e fazer uso da tribuna do Plenário da Câmara, na sessão legislativa realizada no dia 08 de outubro de 2018.

Conforme o vereador Ailton, no período chuvoso é comum acontecerem quedas de luz na área rural de Costa Rica, só que em muitos casos a Energisa demora até cinco dias para realizar a manutenção da rede elétrica dos sítios e fazendas afetadas pela falta de energia, o que, segundo ele, causa prejuízos para os produtores.

“Qualquer mudança de tempo já cai a energia na zona rural. E não é só uma região! É toda a zona rural que está sendo muito penalizada com as interrupções de energia. São muitos relatos de prejuízos. Os produtores que tiram leite investem na compra de uma ordenhadeira e quando falta energia não tem como ordenhar o rebanho. Quando tira o leite na mão ele precisa do resfriador. E aí? O prejuízo está nas mãos do produtor! Também queima aparelhos com as quedas de energia. Às vezes as pessoas perdem a carne no congelador. Tem relatos de cinco dias de falta de energia na zona rural”, ressaltou o edil.

Em busca de soluções para o problema, o vereador Ailton sugeriu que a Energisa aumente o número de funcionários responsáveis pela manutenção da rede elétrica na zona rural, como forma de agilizar os reparos nas linhas de transmissão. O pedido foi feito por meio da indicação n° 111/2018, encaminhada para o diretor-presidente da concessionária no estado, Gioreli de Sousa Filho.

Na sessão legislativa do último dia 08 de outubro, o edil emedebista ainda reclamou que a Energisa não realiza um trabalho de conservação das redes de transmissão localizadas na área rural, o que segundo ele também favorece episódios de quedas de energia. “Não se faz manutenção nas redes de energia. Não se troca as cruzetas de madeira que vão apodrecendo. Não se faz podas das árvores próximas às redes e com o vento caem galhos na fiação elétrica. Não aumenta o efetivo (de eletricistas). É lamentável essas frequentes faltas de energia e os prejuízos para o produtor rural”, avaliou o vereador.

Nos casos em que o cidadão venha a sofrer algum prejuízo por conta da falta de energia elétrica, Ailton de Amorim orientou os produtores rurais a registrarem boletins de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil ou mesmo procurarem o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) para denunciar a situação.

O vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), elogiou a iniciativa de Ailton de Amorim e assinou junto com ele a indicação. “São causados prejuízos muito grandes para os usuários da zona rural. Eu sou solidário à indicação do colega vereador. Na nossa fazenda costuma cair muito a energia, onde essa semana queimou um para-raios e eu protocolei um requerimento junto à Energisa pedindo providências e eles me disseram que vai demorar muito para trocar (o para-raios). E sem esse para-raios o que pode acontecer com todos os equipamentos elétricos na fazenda? O prejuízo é para o usuário”, completou o parlamentar pedetista.

O vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), também decidiu assinar junto com Ailton de Amorim a indicação encaminhada para a Energisa. “Os funcionários são poucos, a gente sabe que eles se desdobram para atender a população, mas infelizmente a estrutura é pequena e a Energisa está recebendo muito bem pela taxa de energia”, comentou Juvenal, ao cobrar melhorias nos serviços oferecidos pela concessionária.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar