Costa Rica 30 ℃

Câmara abre espaço para discutir ações de prevenção da saúde da mulher e de combate ao mosquito da dengue

De acordo com a secretária Adriana Tobal existem atualmente 4 mulheres em tratamento com câncer de mama no município

Publicado em 26/10/2018 20:00

A Câmara de Vereadores de Costa Rica - MS abriu espaço para discutir a saúde das mulheres costarriquenses e o combate ao mosquito Aedes Aegypti. A Secretária Municipal de Saúde, Adriana Maura Maset Tobal, participou da sessão legislativa realizada na manhã de segunda-feira (22) e afirmou que o estado de Mato Grosso do Sul pode enfrentar uma grande epidemia de dengue em 2018. A titular da pasta governamental ainda apresentou para os edis as atividades da campanha “Outubro Rosa” que estão sendo desenvolvidas na cidade.

Adriana Tobal usou a tribuna do Plenário da Câmara logo no início da sessão, a convite do presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM). Inicialmente, a secretária de Saúde falou sobre o arrastão de limpeza, que começou na segunda-feira. O objetivo da ação é recolher e retirar dos quintais e terrenos baldios no município todo tipo de lixo que pode acumular água e servir de potenciais criadouros para as larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zica vírus.

“Por que é importante este arrastão? Está previsto uma grande epidemia de dengue no estado nesse ano. Em 2018, Mato Grosso do Sul já registrou 4.500 casos de dengue, 515 de chicumgunya e 31 casos de zica vírus. No arrastão em Costa Rica, são 41 homens trabalhando e a gente tem a previsão de fazê-lo em toda a cidade e na Lage no prazo de 15 a 20 dias úteis”, comentou Adriana Tobal.

Conforme a secretária de Saúde explicou para os vereadores, os caminhões e as equipes do arrastão vão percorrer as ruas da cidade recolhendo todo material e entulhos - dos terrenos baldios e quintais - que podem acumular água ou contribuir para a proliferação de animais peçonhentos.

“Hoje a gente não tem tanto acúmulo de lixo em terrenos baldios, mas sim no fundo das residências. Então peço para os moradores que abram os portões de casa e deixem os agentes entrar para que a gente possa fazer o arrastão”, enfatizou a gestora da pasta.

O coordenador do Controle de Vetores, Geandro Almeida dos Santos, também usou a tribuna do plenário da Câmara, logo após a fala da secretária de Saúde. Ele explicou que uma lei municipal autoriza a Prefeitura a multar moradores que permitirem o acúmulo de lixo nos quintais de suas casas.

“Aquelas pessoas que geralmente têm um grande acúmulo de lixo nos seus quintais, infelizmente nós temos que usar a nossa lei. Durante o arrastão, cada caminhão carrega um talão de notificação e nos casos de terrenos com grande acúmulo de lixo nós temos que usar essa ferramenta (multa), até para ser justo com os demais moradores que estão colaborando com o combate ao Aedes Aegypti”, ressaltou Geandro.

O vereador Ailton Martins de Amorim acrescentou que o Governo Municipal investe no plantio de grama em terrenos de propriedade da Prefeitura. De acordo com o parlamentar, a iniciativa também contribui com o controle do mosquito Aedes Aegypti.

“Acertadamente o arrastão vem melhorando os números no combate ao mosquito da zica, chikungunya e dengue. O município faz investimento nesses arrastões e busca também melhoria dos imóveis, como por exemplo o plantio de grama em vários terrenos de propriedade da Prefeitura, o que com certeza dá um visual estético melhor, fica mais bonito e evita da população ficar jogando lixo nesses locais”, elogiou o vereador Ailton.

Outubro Rosa

Ao usar a tribuna do Plenário da Câmara, Adriana Tobal contou que neste mês a Secretaria de Saúde desenvolve e prioriza ações de prevenção ao câncer do colo do útero e do câncer de mama, por meio da campanha “Outubro Rosa”.

De acordo com a secretária de Saúde, existem atualmente 4 mulheres em tratamento com câncer de mama no município. Conforme ela, em Mato Grosso do Sul, a estimativa é de 11 mil casos da doença somente em 2019.

Por meio da campanha “Outubro Rosa”, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de orientação e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Entre as atividades, ao longo do mês outubro, em todos os postos de saúde do município, as mulheres podem realizar o exame de coleta do preventivo e o exame clínico das mamas para detecção precoce de um eventual câncer de mama ou câncer do colo do útero.

A secretária de Saúde ainda convidou os vereadores e servidores do Poder Legislativo para uma caminhada que marcará o encerramento da campanha “Outubro Rosa”, com saída às 16h de sexta-feira (26/10), no Auto Posto Ferrato, e término no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa. Na caminhada, as mulheres serão presenteadas com uma sombrinha na cor rosa, como símbolo da campanha, de acordo com Adriana Tobal.

O vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), presidente da comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara, elogiou a atuação da Secretaria Municipal de Saúde. “Quero parabenizar a Adriana, o Geandro, a equipe do controle de vetores, que têm feito um trabalho sempre autêntico e bem atuante na prevenção da dengue, cikungunya e zica vírus. E quanto ao ‘Outubro Rosa’, a Secretaria (de Saúde) faz um trabalho importantíssimo. A gente sabe que o câncer de mama e o câncer do colo do útero descobertos no início têm 100% de chance de cura”, avaliou o edil pessebista.

Nesse mês a Câmara de Vereadores de Costa Rica divulgou em sites e emissoras de rádio uma campanha publicitária de apoio ao “Outubro Rosa”, com o objetivo de conscientizar as mulheres a realizarem o exame clínico das mamas, método de diagnóstico precoce do câncer de mama.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar