Costa Rica 20 ℃

Parceria entre Sebrae e empresários de Costa Rica realiza Aulão do Enem gratuito para alunos da escola José Ferreira da Costa

Cerca de 30 alunos foram beneficiados pelo projeto que também contou com apoio da Associação Comercial e Secretaria de Turismo e Meio Ambiente

Publicado em 31/10/2018 20:27

Foto: Juliana Zanlorenzi

Uma parceria firmada entre Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e empresários atendidos pelo programa ALI – Agente Local de Inovação realizou no último sábado (27), um aulão preparatório para o Enem 2018 à alunos da Escola Estadual José Ferreira da Costa em Costa Rica-MS.  O objetivo do evento foi incentivar os alunos a estudar e mostrar que mesmo com dificuldades é possível realizar sonhos.

O aulão que foi realizado na ACIACRI- Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Costa Rica teve duração de quatro horas e contou com a participação de professores vindos da cidade de Campo Grande-MS.

“Será um orgulho vê-los futuramente em uma universidade e com um bom emprego. Somos docentes e estamos aqui para mostrar que o caminho para o futuro é a educação. Agradeço o convite dos organizadores que foram protagonistas entre discente e docente”, elogia o professor de biologia Johnny Silva Ramos que complementa: “Os alunos de Costa Rica são fantásticos e têm um grande futuro pela frente. Vejo vocês no topo do Enem”.

A ALI do município e organizadora do evento, Juliana Pompeu Zanlorenzi Tolfo, explica que a ideia surgiu após diagnosticar que as empresas do município não praticam ações sociais inovadoras. “Eu reparei que os gestores realizam sempre as mesmas ações, então tive a ideia de inovar já que meu trabalho envolve inovação nas organizações”.

Ela explanou como foi a organização da ação: “Os empresários aceitaram a ideia e se prontificaram a custear os gastos da vinda dos professores. Eu montei um projeto e levei até a escola, a diretora adorou e se prontificou a cuidar das inscrições e do lanche para os alunos. Eu entrei em contato com professores e já definimos como seriam as aulas. Minha felicidade foi completa quando em conversa com o secretário de Turismo e Meio Ambiente, Keyler Simei Garcia Barbosa, ele disse que ficaria responsável pela estadia e alimentação, os custos mais caros da ação”, comemora.

O presidente da ACIACRI Anderson Ferreira Dias elogiou a ideia e frisou que os alunos que estão para concluir o ensino médio sentem uma ansiedade de ter uma boa preparação par a prova do Enem. “Eu gostaria de parabenizar a Juliana, aos professores e a todos os voluntários que de uma forma inteligente e útil trouxeram essa novidade para Costa Rica. Tenho convicção que irá trazer subsídio à aqueles que participaram”, salienta.

Pedagoga e empresária participante do programa ALI, Lilian Anita de Melo Barroso ressalta que é dever de todo cidadão contribuir para a melhoria do lugar onde vive. “Como empresária e cidadã de Costa Rica me sinto no dever moral em valorizar e apoiar iniciativas e projetos que valorizam a educação. Acredito que a iniciativa do aulão trouxe aos adolescentes não apenas conhecimento técnico mas motivação e incentivo suficientes para vencerem a prova do Enem, bem como incentivo que servirá de inspiração para as batalhas da vida”, argumenta.

A aula foi composta de três matérias-português, matemática e biologia- onde cada professor explanou os temas de forma diversificada e objetiva. De início foi apresentado um vídeo que conta a história de um morador de rua que com muito esforço e estudo se tornou professor doutor universitário de uma das melhores faculdade do país, a Unicamp-Universidade Estadual de Campinas.

De acordo com Maria de Fátima Martins Gomes Maia, diretora adjunta da escola, os alunos participantes deram início a uma campanha solidária realizada pela escola com a doação de um quilo de alimento não perecível. Esse alimento foi utilizado no ato da inscrição para ter acesso ao aulão.

A diretora da escola e parceira da ação Liliane Carrijo Gomes Menezes agradeceu o apoio dos envolvidos e acredita que mais ações como esta podem ser realizadas futuramente. “Nós da escola estamos muito felizes pela parceria e acreditamos que tenha sido uma experiência ímpar na vida dos alunos. Eles tiveram oportunidade que poderá fazer a diferença em vestibulares, Enem e até em concursos públicos. Os professores mostraram que a educação é para todos, basta ter força de vontade. Agradecemos muito e queremos fazer novamente a ação porque a educação muda nosso país”, finaliza.

A avaliação

As provas serão aplicadas em dois domingos - o primeiro, é o próximo, dia 4 de novembro, quando os candidatos vão responder as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. O tempo de duração será de 5 horas e meia.

Já no dia 11 de novembro será a vez das provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas - meia hora a mais que na última edição.

Os gabaritos oficiais serão publicados no dia 14 de novembro. Os resultados individuais serão divulgados em janeiro, e os espelhos da Redação, em março, mas as datas ainda não foram definidas.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar