Costa Rica 29 ℃

Durante cerimônia histórica, Câmara de Costa Rica reconhece publicamente 14 personalidades com Título de Cidadão Costarriquense

O Legislativo de Costa Rica preparou uma cerimônia requintada para o evento, visando garantir comodidade e conforto aos convidados

Publicado em 12/12/2018 15:17

Foto: ASSECOM/PMCR

No cotidiano diário incontáveis brasileiros praticam ações louváveis, honrosas e nobres, ajudando a construir um país melhor. Contudo, grande parte desses cidadãos permanecem no anonimato e sequer são lembrados pela mídia ou mesmo pelas comunidades onde eles moram. Com o objetivo de valorizar a história de pessoas que contribuíram para a cultura e o desenvolvimento de Costa Rica - MS, em 2018 a Câmara Municipal de Vereadores outorgou o Título de Cidadão Costarriquense para 14 homenageados, uma forma de reconhecer publicamente os serviços prestados ao município por essas personalidades.

A entrega da honraria aconteceu no sábado (1º/12), durante sessão solene da Câmara Municipal realizada no Centro de Convivência do Idoso Nosso Sonho (Conviver). O Legislativo de Costa Rica preparou uma cerimônia requintada para o evento, visando garantir comodidade e conforto aos convidados.

O interior do Conviver foi cercado de cortinas na cor branco. A entrada do local foi adornada com quadros retangulares com fotografias dos próprios homenageados. Os convidados se acomodaram em mesas de jantar decoradas e harmoniosamente distribuídas ao longo de todo o salão do Centro de Convivência do Idoso. Além disso, a cerimônia também contou com som ambiente e telão para exibição de vídeos. Ao final do evento, todos os participantes foram servidos com um coquetel de salgadinhos e bebidas.

A sessão solene começou por volta das 20h. Todos os 11 vereadores costarriquenses compuseram a mesa de autoridades, montada na parte da frente do salão do Conviver, logo abaixo do palco. O presidente da Câmara, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), fez a abertura oficial da cerimônia e logo após aconteceu a entrega dos títulos.

Conforme as regras da Casa de Leis, cada vereador costarriquense, o prefeito e o vice-prefeito tem direito a indicação de um nome para receber o Título de Cidadão Costarriquense.

Consequentemente, na cerimônia, os homenageados foram convidados, cada um por vez, a se levantarem dos assentos nas mesas de jantar e se dirigirem até à frente, para receberem o Título de Cidadão Costarriquense das mãos da autoridade que indicou o nome da respectiva pessoa para ser congratulada com a honraria.

Antes de receber o título em mãos, cada homenageado teve a biografia resumida lida pelo cerimonial do evento. A Câmara inovou em 2018 e a cada entrega também foi exibido no telão um vídeo gravado pela respectiva autoridade (vereador, prefeito ou vice-prefeito) explicando o motivo da escolha do nome indicado para receber a honraria.

Um dos homenageados, o empresário Evaldo Pereira Mesquita, 63 anos, nasceu em Camapuã-MS e se mudou para Costa Rica no ano de 1981, em busca de melhoria de vida. Em solo costarriquense, ele atuou como encanador, comerciante, empresário, vereador, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Costa Rica (ACIACRI) e diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SAAE). Mesquista, como é mais conhecido popularmente, agradeceu ao Legislativo costarriquense por ter sido reconhecido com o Título de Cidadão Costarriquense.

“Quero agradecer à Câmara Municipal por esse evento e por esse ato que valoriza as pessoas que têm prestado serviços a Costa Rica, entre as quais eu me incluo. Fico satisfeito por ter sido convidado a receber esta honra. Durante o meu tempo em Costa Rica, por mais de 30 anos, eu fiz muitas coisas e agora fui homenageado por tudo que prestei ao município”, ressaltou Mesquita.

Outra homenageada, a professora Liliane Carrijo Gomes de Menezes, 36 anos, atualmente é diretora da Escola Estadual José Ferreira da Costa e em Costa Rica sempre contribuiu para o desenvolvimento da educação. Ela também agradeceu o reconhecimento e elogiou a organização do evento.

“Eu estou muito feliz, me sinto muito honrada. É gratificante receber essa homenagem! Eu me sinto filha de Costa Rica mesmo, cidade que eu amo de paixão, uma cidade encantadora, que tem muito a nos oferecer. Parabenizo pela festa, ficou tudo muito lindo, perfeito”, avaliou Liliane.

A cerimônia de entrega da honraria reuniu 103 pessoas, entre elas familiares e amigos dos homenageados, em um momento dedicado especialmente aos congratulados. Para a pecuarista Iraci Costa Cunha, 79 anos, o evento serviu como um presente de aniversário. Ela completa mais um ano de vida em 17 de dezembro.

“Eu estou passando por um momento feliz na minha vida. Depois de tantos anos eu estive numa reunião da Câmara Municipal. Fui homenageada numa época tão especial para mim, porque eu estou muito próxima de completar 80 anos. Fica como se fosse uma lembrança do meu aniversário essa festa bonita, gostosa, com a família. Eu gostei muito e estou muito feliz por isso”, enalteceu Iraci.

Conforme a Resolução n° 018/2018, aprovada pelo Plenário da Câmara no dia 19 de novembro, na sessão solene do dia 1º de dezembro foram homenageados com o Título de Cidadão Costarriquense o empresário Adegildo Peixoto de Souza, o Pixote, 52 anos, indicado pelo vereador Averaldo Barbosa da Costa; o locutor de rodeio Antônio Rodrigues de Oliveira, 50 anos, indicado pelo vereador Ronivaldo Garcia Cota (PSDB); o funcionário público Basílio Francisco dos Santos, 66 anos, indicado pelo vereador Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB); o farmacêutico Eduardo Moreno Cannazzaro, 53 anos, indicado pelo vice-prefeito Roberto Rodrigues (DEM); a bancária aposentada Eleusa Ionês da Silva Mignoli, 54 anos, indicada pelo vereador Rayner Moraes Santos (PR); o empresário Evaldo Pereira Mesquita, 63 anos, indicado pelo vereador Ailton Martins de Amorim (MDB); a pecuarista Iraci Costa Cunha, 79 anos, indicada pela vereadora Rosângela Marçal Paes (PSB); o pecuarista João Filgueira de Souza, conhecido como João Doutor, 95 anos, indicado pelo vereador Artur Delgado Baird (PSC) ; a professora Liliane Carrijo Gomes de Menezes, 36 anos, indicada pelo presidente da Câmara, Dr. Maia; a deputada estadual Mara Caseiro, 54 anos, indicada pelo vereador Waldomiro Bocalan, o Biri (PDB); a vereadora campo-grandense Maria Aparecida de Oliveira do Amaral, a Cida do Amaral, 58 anos, nome indicado coletivamente pelos 11 vereadores; a aposentada Nair dos Santos Liverio, 73 anos, indicada pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo (PSB); o empresário Osni Lalier, 55 anos, indicado pelo prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB); e o empresário Waad Bichofe Fette, mais conhecido como Doidão, 36 anos, indicado pelo vereador Claudomiro Martins Rosa (PSD).

O presidente da Câmara capitaneou toda a organização do evento e definiu detalhes desde a decoração até o protocolo de entrega dos títulos. “A Câmara Municipal sente-se muita honrada mais uma vez, juntamente com os homenageados e seus familiares. Meus amigos vereadores, senhora vereadora, os colaboradores da Casa, muito obrigado por nós termos organizado esta festa maravilhosa. Costa Rica mais uma vez está de parabéns por proporcionar um evento tão digno para as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Dr. Maia, ao avaliar a cerimônia.

O Título de Cidadão Costarriquense é outorgado anualmente a pessoas que não nasceram em Costa Rica, mas que contribuíram de alguma forma para a cultura e o desenvolvimento da cidade. Trata-se de um documento simbólico concedido pela Câmara Municipal, que reconhece publicamente os serviços prestados ao município pelos homenageados, seja na vida pública ou particular.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar