Costa Rica 24 ℃

Eventos da Rede Cidade Digital em 2018 reúnem 800 municípios

Modernização dos serviços públicos é necessidade para desenvolvimento

Publicado em 17/12/2018 07:03

Prefeitos e gestores públicos de 800 municípios, em sete estados, participaram dos eventos da Rede Cidade Digital (RCD) em 2018, em busca de informações e soluções para modernizar a máquina pública. Ao todo, foram 13 Fóruns de Cidades Digitais, focados para fomentar o desenvolvimento regional, e três Congressos Estaduais de Cidades Digitais no Sul do país, Paraná (Ponta Grossa), Santa Catarina (Lages) e Rio Grande do Sul (Campo Bom).

Neste ano, a RCD iniciou as atividades no Mato Grosso do Sul, com a realização do I Fórum de Cidades Digitais do Sul do MS, no início de novembro. “Participamos do Fórum de Cidades Digitais na cidade Guaíra (PR) no início deste ano, levamos a ideia a nosso prefeito, Jose Izauri de Macedo, que observou que seria uma oportunidade de apresentar para os gestores de Naviraí e de nossa região como o uso da Tecnologia da Informação pode contribuir com a gestão pública. Temos muita demanda na área de TI e esse fórum foi importante para conscientizar os gestores sobre a importância da tecnologia para melhorar o acesso do cidadão aos serviços”, disse o gerente de TI da Prefeitura de Naviraí, Antônio Sedano.

E outro encontro de Cidades Digitais já está previsto para acontecer no Estado do centro-oeste brasileiro: em Bonito, no mês de abril de 2019. O diretor da RCD, José Marinho, ressalta que o objetivo dos fóruns e congressos de cidades digitais é realmente aproximar gestores das novas tecnologias, demonstrando o potencial das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para melhorar os serviços prestados e, consequentemente, a vida das pessoas. “Cidade inteligente é sinônimo de eficiência e desenvolvimento. O que a RCD faz é descentralizar a informação, levando eventos com esta temática importantíssima, sempre privilégio de grandes centros e capitais, para promover a troca de experiência, o acesso ao mercado fornecedor de tecnologia e aos projetos que os municípios estão implantando também, visando a informatização das pequenas e médias localidades”, comenta.

Um exemplo de pequena localidade destaque no uso de tecnologia é Monteiro Lobato (SP), sede do I Fórum de Cidades Digitais do Vale do Paraíba, realizado em meados de outubro. Localizada na Serra da Mantiqueira, região de Campos do Jordão e São José dos Campos, o município de 4.500 habitantes sediou o encontro que levou conhecimento a gestores públicos de 30 localidades. “Tivemos o feedback de que realmente estamos sendo protagonistas no tema de cidades inteligentes, humanas e sustentáveis para municípios também abaixo de 10 de mil habitantes, demonstrando que todos nós podemos falar e ser uma cidade inteligente”, destacou a prefeita Daniela de Cássia Santos Brito.

Bahia

Depois de Feira de Santana sediar um fórum para a região, no início do ano, a RCD e a Prefeitura de Salvador preparam a realização do 1º Congresso Baiano de Cidades Digitais em 2019. A estratégia, segundo o diretor da RCD, é fomentar a conectividade dos 417 municípios do Estado bem como de gestores públicos interessados no tema no Nordeste brasileiro. “Auxilia no planejamento municipal ao levar informações sobre o que se tem feito para aprimorar os serviços prestados ao cidadão. A tecnologia é transversal em todos os eixos da administração pública, capaz de dar maior dinamismo, eficiência, reduzir custos e aumentar a arrecadação”, observa Marinho.

O calendário de 2019 da iniciativa também já tem definido a realização do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, em Criciúma, em março do ano que vem. Segundo o diretor de Tecnologia da Informação (TI), Tiago Pavan, esse é um momento oportuno para que o município sedie um evento deste porte. “É importante pelo foco que está sendo colocado em soluções inovadoras e tecnológicas. Já começamos a ver os frutos e esperamos essas soluções a médio e longo prazo. O bom atendimento ao cidadão é o resultado que nós queremos alcançar em todas as áreas como educação, saúde ou assistência social”, ressaltou o diretor.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...