Costa Rica 24 ℃

Novo presidente da Caixa diz que juros do crédito habitacional para classe média serão os de mercado

'Quem é classe média tem de pagar mais. Ou vai buscar no Santander, Bradesco, Itaú', afirmou Pedro Guimarães após tomar posse em cerimônia no Palácio do Planalto.

Publicado em 08/01/2019 08:39

O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou nesta segunda-feira (7), após cerimônia de posse no Palácio do Planalto, que a classe média terá de pagar juros de mercado para o financiamento habitacional.

Segundo ele, serão juros maiores do que os oferecidos nas operações do Minha Casa Minha Vida, programa habitacional que conta com juros subsidiados para a população de baixa renda.

O novo presidente da Caixa também disse que vai "vender" até R$ 100 bilhões em operações de crédito imobiliário que a instituição possui aos agentes do mercado como forma de obter mais recursos.

Esse tipo de operação é conhecida como "securitização", uma prática que consiste em agrupar esses ativos, convertendo-os em títulos que podem ser negociados no mercado de capitais.

"A Caixa vai passar a ser uma originadora de crédito imobiliário, mais do que reter no balanço. Esse é um tempo de anos. Não vai acontecer em dois, três, quatro anos. O objetivo nos próximos dez anos é que a Caixa passe a originar 70% do crédito, mas venda uma parte relevante. É assim que é salutar", declarou.

G1 — Brasília

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar