Costa Rica 21 ℃

Tecnologia e sistemas de monitoramento fazem de MS um Estado vigilante

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem utilizado a tecnologia para garantir à população um Estado vigilante, especialmente na área da segurança pública.

Publicado em 21/01/2019 10:11

Há décadas a tecnologia facilita processos e contribui para o desenvolvimento da humanidade. Invenções mudaram o rumo da história e hoje o mundo digital possibilita, entre tantas opções, o acesso à segurança e à informação. Além de desenvolver e oferecer serviços públicos de forma online, como o Portal MS mostrou recentemente, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul tem utilizado a tecnologia para garantir à população um Estado vigilante, especialmente na área da segurança pública.

Sistema de Videomonitoramento

Ações tecnológicas de combate ao crime não param de crescer. A vigilância eletrônica resultou na instalação de 90 câmeras, distribuídas em oito municípios do Estado que fazem fronteira seca com Bolívia e Paraguai. O Sistema de Videomonitoramento, implantado em 2016 pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), pretende inibir o tráfico de drogas, armamento e munição, além de identificar autores dos principais crimes na região fronteiriça. Na ação, que faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron), foram investidos quase R$ 4 milhões por meio de convênio celebrado entre a Sejusp e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Rodovia Viva

Aplicativos também foram desenvolvidos para inibir a criminalidade e conectar o cidadão aos órgãos de segurança. O forte investimento tecnológico tem intenção de tornar o atendimento ao público mais ágil e preciso, de forma que as ações policiais possam ser coordenadas, geridas e planejadas de forma centralizada.

Fonte: Portal MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar