Costa Rica 31 ℃

Geração de emprego despenca e MS fecha 12 mil vagas em dezembro

Setor de serviços foi o que mais cortou postos de trabalho no mês passado

Publicado em 23/01/2019 14:12

Mato Grosso do Sul encerrou o mês de dezembro com saldo negativo de 12.088 vagas extintas. Ao todo, foram registradas 13.092 admissões, contra 25.180 demissões, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje pelo Ministério do Trabalho. Em novembro, o Estado havia registrado saldo positivo de 720 postos de trabalho.

O levantamento apontou que a queda na geração de empregos atingiu a todos os setores da economia. Porém, o quadro mais elevado de demissões foi registrado no setor de serviços. Sozinho, o segmento, que no passado havia sido um dos maiores geradores de emprego, extinguiu 7.801 empregos no último mês de 2018. Boa parte dessas vagas estavam no segmento de alojamento, alimentação, reparação e manutenção, que cortou 5.976 postos de trabalho. Também tiveram cortes expressivos as atividades relacionadas a ensino (-741) e imobiliária (-739).

Em segundo lugar aparece o setor agropecuário, com o fechamento de 1.649 vagas. A indústria, que até então vinha mostrando recuperação, também teve saldo negativo (-1.518 postos de trabalho com carteira assinada extintos). Neste segmento, os maiores cortes se concentraram nos setores de alimentação e bebidas (-527) e química de produtos farmacêuticos (-574).

ANO

O comportamento de dezembro derrubou a expectativa de fechar o ano com saldo positivo de geração de empregos. Até novembro, Mato Grosso do Sul vinha com saldo positivo de 8.916 novos empregos no estoque.

Agora, quando somado o resultado do mês passado à análise, esse índice fica negativo, com 3.104 postos de trabalho extintos. Ainda segundo o Caged, sozinho, no acumulado do ano, o setor de serviços extinguiu 5.434 vagas formais. A construção civil também encerrou o ano em baixa, co saldo negativo de 523 postos de trabalho fechados.

O saldo final foi equilibrado, porém, pelo comportamento apresentado por setores como o da indústria que, mesmo com a queda em dezembro, fechou o ano com saldo positivo de 1.093 empregos.

Resultado ainda melhor foi apresentado pelo comércio, que liderou a geração de empregos no Estado no acumulado do ano, com saldo de 1.535 novas vagas formais. A agropecuária se manteve estável, com saldo positivo de 77 empregos a mais em todo o Estado.

Fonte: Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar