Costa Rica 29 ℃

Diante do descaso, vereadores de Costa Rica vão à capital cobrar agilidade na remoção de veículos no Detran

Durante a reunião, que aconteceu na sede do Detran, na capital, a comitiva de vereadores protocolou junto ao órgão de trânsito um ofício.

Publicado em 14/03/2019 11:44

Assessora de Comunicação Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS

O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Costa Rica-MS, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), acompanhado dos vereadores Professor Rayner Moraes (PR), Juvenal da Farmácia  (PSB) e Lucas Gerolomo (PSB), participou de uma importante audiência na terça-feira (12/03), em Campo Grande-MS, com o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), Luis Carlos da Rocha e com o diretor-adjunto do órgão, Coronel Libório, para definir ações imediatas quanto à retirada dos veículos que se encontram em situação de superlotação na agência local do Detran em Costa Rita-MS, ocupando ruas e calçadas em torno do prédio da agência.

Durante a reunião, que aconteceu na sede do Detran, na capital, a comitiva de vereadores protocolou junto ao órgão de trânsito um ofício. Em trecho do documento, que foi endereçado ao diretor-presidente do Detran, os edis costarriquenses argumentaram que a “Casa de Leis - por meio de indicações e ofícios encaminhados para a direção do órgão - desde há muito tempo reivindica a construção de um novo pátio para o recolhimento de veículos apreendidos no município, uma demanda reclamada praticamente pela totalidade dos moradores locais. Contudo, após reiteradas solicitações, o pleito do Parlamento Municipal costarriquense ainda não foi atendido. Finalmente, é lamentável que o órgão estadual de trânsito, responsável pela fiscalização do trânsito de veículos terrestres no estado, esteja visivelmente testemunhando tamanho mau exemplo de desorganização da própria gestão de suas ações, que deveriam ser pautadas por condutas irrepreensíveis e profícuas - não o contrário”.

No sábado (09/03), a Assessoria de Comunicação da Câmara registrou imagens que comprovam que, naquela data, um total de 27 carros e oito motocicletas estavam estacionados na parte externa do pátio do Detran em Costa Rica, nas ruas e calçadas no entorno do prédio da agência do órgão. Conforme o vereador Juvenal da Farmácia, a situação impede o trânsito de pedestres nas calçadas, atrapalha o tráfego de veículos nas vias afetadas, além de expor os automóveis a possíveis casos de furtos e atos de vandalismo.

De acordo com Averaldo Barbosa, na agenda em Campo Grande, os quatro vereadores costarriquenses conversaram pessoalmente com o diretor-presidente do Detran-MS sobre a situação do pátio do órgão no município. “Foi protocolado ofício de autoria desta Casa de Leis solicitando providências imediatas. Os diretores nos garantiram que nos próximos dias, no maior curto espaço de tempo, praticamente todos os veículos ali existentes e que são objetos de apreensão, serão retirados e transferidos para um pátio em Campo Grande, onde está sendo estudado a possibilidade do leilão. Pedimos também para que fossem retomados os estudos para a transferência da agência de trânsito para o prédio onde funciona a Residência Rodoviária da AGESUL (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), que hoje só atua como órgão fiscalizador das obras, não tem mais a estrutura de construção de rodovias. Em razão disso a estrutura da AGESUL comportaria o Detran, sendo assim o diretor-presidente nos prometeu iniciar as tratativas com o Governador Reinaldo Azambuja”, destaca o presidente da Câmara de Costa Rica.

Conforme levantamento feito pela Secretaria Legislativa da Câmara, nos últimos quatro anos os vereadores de Costa Rica encaminharam mais de 10 indicações e vários ofícios para a direção do Detran-MS, cobrando a regularização do pátio da entidade no município. Inclusive, o assunto foi amplamente discutido pelos edis municipais durante as primeiras sessões legislativas do ano.

Outro ponto abordado durante a reunião com os dirigentes do Detran-MS foi a construção de um novo prédio do órgão de trânsito em Costa Rica. “Destacamos ainda, que se houver interesse do Estado em construir nova agência, o município tem a possibilidade de doar um terreno para a construção do novo prédio”, explicou Averaldo Barbosa.

Fonte: CM Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar