Costa Rica 22 ℃

Secretaria de Saúde de Chapadão do Sul alerta para cuidados com a Tuberculose

24 de Março é dia Mundial de Combate à Tuberculose

Publicado em 23/03/2019 13:28

Foto: Assessoria

Neste domingo, 24 de março, é assinalado o Dia Mundial da Tuberculose.

Lançado em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, o Dia Mundial da Tuberculose teve essa data escolhida em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.

A Tuberculose é uma doença grave, causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, transmitida por meio das gotas da secreção respiratória, que se propagam pelo ar. A doença pode atingir todos os órgãos, em especial os pulmões. Além de tosse por um período prolongado (três a quatro semanas), outros sintomas associados à tuberculose são: febre vespertina, suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, cansaço fácil, dor no peito e escarro, que pode ser acompanhado de sangue.

O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses, é gratuito, disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), e deve ser realizado, preferencialmente em regime de Tratamento Diretamente Observado (TDO). Com o início do tratamento, a transmissão tende a diminuir gradativamente e, em geral, após 15 dias de tratamento, ela encontra-se muito reduzida.

Embora 43 milhões de vidas tenham sido salvas no mundo, por meio de diagnóstico e tratamento efetivo entre 2006 e 2015, a tuberculose no Brasil ainda é um sério problema de saúde pública, com profundas raízes sociais, estando entre as doenças infecciosas que mais mata em nosso país.  A epidemia do HIV e a presença de bacilos resistentes tornam o cenário ainda mais complexo. A cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar