Costa Rica 31 ℃

Quatro parques para curtir a natureza no feriadão de abril em Costa Rica

A cidade de 19 mil habitantes tem uma grande variedade de atrativos naturais para quem quiser fugir da vida urbana, mesmo que por um fim de semana

Publicado em 25/03/2019 16:26

Foto: Camila Oliveira

Paraíso do ecoturismo e dos esportes de aventura, como rapel, rafting, tirolesa e arvorismo, o município de Costa Rica, localizado na região norte de Mato Grosso do Sul, e distante 375 km de Campo Grande, é uma boa opção para quem pretende fugir da vida urbana no feriadão de Sexta-Feira da Paixão em 19 de abril.

Costa Rica é uma cidade cercada por quatro parques naturais abertos aos visitantes para o contato com a mata virgem, exploração de trilhas, sítios arqueológicos de mais de 11 mil anos: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, Parque Nacional das Emas, Parque Natural Municipal da Lage e Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú.

Com os parques, os arredores da cidade tem uma grande variedade de atrativos, como o arvorismo, uma atividade que consiste na travessia entre plataformas montadas nas copas das árvores, cachoeiras, balneários de piscinas naturais, trilhas para caminhadas em meio a natureza, passeios a cavalo e safaris de observação da fauna e flora.

1 - Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú. É o mais próximo da cidade. Localizada a 3 km de distância em relação ao centro, o parque é cenário perfeito para esportes de aventura como rapel e rafting, e ainda tem a cachoeira Salto Majestoso com 64 metros de altura, um dos locais mais visitados pelos turistas.

As corredeiras do Rio Sucuriú estão entre seus atrativos, especialmente para quem quiser viver a emoção da prática de rafting. A descida pelo rio é de 8 km em um percurso de 2h30. O parque tem nove estações de arvorismo, algumas com até 171 metros sobre a copa das árvores.

2 - Parque Nacional das Emas. É o mais famoso entre os parques naturais de Costa Rica. Possui vegetação predominante de cerrado e vasta diversidade de flora e fauna. É também conhecido como um dos mais ricos ecossistemas da América Latina.

A natureza impressiona e reserva inúmeras surpresas, como o raro fenômeno dos cupins luminosos (Bioluminescência dos Cupinzeiros), que acontece entre os meses de outubro e dezembro. Denominada “As luzes de chapadões” consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul esverdeada produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros. O parque é cortado pelo Rio Formoso e Rio Jacuba.

3 - Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari. É o mais distante em relação ao centro de Costa Rica. Localizado a 45 km da cidade, o parque é um importante corredor ecológico do chamado Cerrado-Pantanal e abrange também o município de Alcinópolis.

Uma de suas grandes riquezas são os sítios arqueológicos, além de um conjunto de seis grandes canyons. Os sítios arqueológicos estão lá há 11 mil anos e você pode observar vestígios de cavernas, pinturas rupestres e petróglifos de antigas fases da ocupação humana na região. O acesso ao parque é pela rodovia que liga Costa Rica a Paraíso das Águas.

4 - Parque Natural Municipal da Lage. Tem um balneário natural formado por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages, inclusive com toboáguas, além de canyon com saltos, grutas sob pedras, trilhas e corredeiras dentro da mata virgem. O parque fica às margens da rodovia MS-306, a 17 km de Costa Rica.

COMO CHEGAR EM COSTA RICA - Partindo de Campo Grande, você segue pela BR-163 e na altura do Posto São Pedro entra na BR-060, à direita, e segue no sentido Camapuã, passa por Paraíso das Águas e Chapadão do Sul, de onde serão mais 50 km até Costa Rica. A viagem de carro desde a Capital tem duração aproximada de quatro horas e meia.

SERVIÇO - Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, telefones (67) 99964-2735 / 3247-7070. Secretário: Keyler Simey Garcia Barbosa

Fonte: Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar