Costa Rica 23 ℃

Abril Laranja lembra a importância da prevenção contra os maus tratos aos animais

É recorrente o número de ocorrências de animais abandonados e que sofrem maus tratos na cidade e região.

Publicado em 16/04/2019 11:00

Foto: Divulgação

O mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais, chamado de Abril Laranja. A proposta é fazer com que as pessoas reflitam sobre esta prática, e que cada vez mais se dê atenção a algo que afeta a sociedade hoje em dia.

O Costa Rica em Foco conversou com a advogada Thaís Felício, que atua no Grupo Ajude um Focinho. Ela disse que apesar de abril ser um mês dedicado a prevenção contra os maus tratos aos animais, é importante uma conscientização durante o ano todo. ``É importante que tenha esse mês em específico para dar um up na divulgação do trabalho que muitas pessoas empenhadas fazem, mas isso deveria ocorrer todos os meses porque recebemos denúncias quase todos os dias de animais abandonados e que foram maltratados pelos seus donos´´, disse Thais.

Além disso, ela lembra que, embora existam campanha contra os maus tratos, se não tiver uma ação conjunta de quem tem poder para resolver, não será possível julgar os casos. ``Por isso, é importante que a polícia civil, militar, corpo de bombeiros promotores e a população estejam trabalhando em parceria a fim de coibir esse tipo de crime e prender os responsáveis com leis mais durasa quem não se importa com os animais´´.

O Delegado da Polícia Civil de Costa Rica, Dr. Alexandro Mendes Araújo disse que a todo momento a polícia está se colocando à disposição para atender as ocorrências, e que as pessoas precisam ter a consciência que ter um animal em casa exige cuidados e dedicação. ´´Muitas acabam adquirindo um animalzinho e depois descobrem que não tem competência para o cuidado correto. Com isso acontece o abandono e maus tratos´´, disse ele.

O delegado lembra que a polícia está sempre atendendo casos na cidades, e é importante que a população denuncie para que os culpados possam ser julgados de acordo com a lei.

Nosso portal de notícia já noticiou diversos casos de maus tratos de animais na cidade, e é cada vez mais revoltante o que as pessoas podem fazer com seres tão indefesos.

Por isso, neste mês de abril, pense em como você poderia ajudar esses animais abandonados que merecem todo carinho e atenção, deixando eles bem longe dos maus tratos que vem se tornando recorrente em nossas cidades.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar