Costa Rica 18 ℃

Dia do Pioneiro é comemorado em Alcinópolis com homenagem à lavadeira que fez história no município

A data fui instituída pela Lei Nº 423/2017, de autoria do vereador Marcão, para reconhecer o trabalho daqueles que enfrentaram as piores dificuldades para abrir os caminhos para a construção do município, valorizando tudo que já foi conquistado.

Publicado em 25/04/2019 10:10

Foto: Assessoria PMA

Em comemoração aos 27 anos de Alcinópolis, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, realizou na noite desta terça-feira (23) o Dia do Pioneiro. O evento aconteceu na Casa da Memória, Sebastião Nairo Barcelos, que na oportunidade foi oficialmente inaugurada.

A data fui instituída pela Lei Nº 423/2017, de autoria do vereador Marcão, para reconhecer o trabalho daqueles que enfrentaram as piores dificuldades para abrir os caminhos para a construção do município, valorizando tudo que já foi conquistado.

Além de uma exposição fotográfica sobre as famílias de Alcinópolis e diversas peças antigas que contam a história do município, este ano o evento homenageou uma mulher em especial: Antônia Tomé da Silva, 88 anos. Nordestina, lavadeira, mulher forte e guerreira, que veio para Alcinópolis na década de 70.

Ao participar do evento, as pessoas puderam conhecer mais sobre esta vida cheia de andanças, sofrimento, miséria, encontros e desencontros, vida de sertanejo, de uma pioneira que não cansa de lutar e muito contribuiu pelo crescimento e desenvolvimento de Alcinópolis.

A Pesquisa bibliográfica, os textos e o trabalho in loco sobre a vida da dona Antônia foram realizados pelas professoras Francielle Aguiar e Silvana Bento, além da profissional da secretaria municipal de Educação, Lilian Flávia Muller. Os retratados da dona de casa foram registrados pela jornalista Nathalia Barbosa.

“A memória de um povo se faz fundamental para a construção de sua própria formação, identidade e história”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Márcia Izabel de Souza, agradecendo ainda a equipe de trabalho.

“Meu agradecimento especial às professoras que realizaram um trabalho incrível e também para a equipe que trabalhou incansavelmente para que a Casa da Memória fosse inaugurada hoje e este que este evento acontecesse”.

Participaram do evento a secretária municipal de Desenvolvimento, Bruna Barbosa, o secretário municipal de Planejamento, Administração e Finanças, Laeryk Rodrigues, e o secretário municipal de Obras, Thiago Carneiro. Além do presidente da Câmara Municipal, Marcão, a 1ª secretária Cintia Lima e os vereadores Alcir do escritório e Nivaldo Nunes.

Serviço

A Casa da Memória está localizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, na Avenida Olegário Barbosa da Silveira, nº 1.344, horário comercial. Mais informações pelo telefone 3260-1321 e 3260-1739.

Histórico da homenageada - Nascida em 01 de agosto de 1930, em Santa Clara, no estado de Pernambuco. Filha de Antônio Tomé Cavalgante e Maria Pastora da Conceição veio morar em Alcinópolis na década de 70, quando deixou sua estimada terra nordestina.

Desde sempre foi mulher forte, guerreira, aguerrida, conhecida por carregar as suas enormes trouxas de roupa na cabeça. Lavadeira de mão cheia, também não largava o cabo da enxada, pegando no pesado sempre que necessário fosse, ou seja, todos os dias pelo sustento dos seus.

Casou-se com Cícero Henrique da Silva, com quem teve seis filhos e um dia a abandonou a própria sorte, assumindo assim, sozinha, a responsabilidade por toda a família em um tempo patriarcal e extremamente machista. Até o presente momento possui 14 netos, 17 bisnetos e 01 tataraneta.

Assessoria PMA

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar