Costa Rica 23 ℃

Fakes e discurso de ódio são risco à democracia, diz ministro do STF em MS

O ministro do STF e vice-presidente do TSE, Luiz Roberto Barroso, é homenageado no 2° Congresso Internacional de Direito Eleitoral

Publicado em 24/05/2019 11:27

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e vice-presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luiz Roberto Barroso, reforçou que as “fake news” e os discursos de ódio impactam a democracia e o processo eleitoral. Homenageado no 2° Congresso Internacional de Direito Eleitoral, que acontece nesta sexta-feira (24), em Campo Grande, Barroso fala da “importância” de debates feitos por pessoas dedicadas ao assunto.

O ministro ainda aponta os efeitos da tecnologia. “O mundo vive uma transição importante que é sobre as influências das novas tecnologias e mundo digital que permitem ao cidadão uma participação direta. Diante disso temos problemas sérios de desinformação, assim como discurso de ódio, que impactam a democracia e ao processo eleitoral”, afirma.

Barroso ainda destaca a necessidade da discussão para a democracia brasileira. “O direito eleitoral é pertinente na democracia brasileira, que esta se consolidando. Acho que esses eventos de debates revisitam essas questões importantes”, ressalta. O ministro também reforça a importância do debate ser feito por pessoas dedicadas ao assunto.

Homenageado do evento, Barroso se sente honrado com a escolha. “Essa homenagem é muito boa, principalmente está sendo feita quando se está vivo. Fico muito feliz e honrado de ser escolhido”, diz.

Congresso - Durante toda a sexta-feira (24), acontece o 2° Congresso Internacional de Direito Eleitoral, no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. O evento vai reunir especialista em direito penal do estado, nomes a nível nacional, além de doutores do Chile, Argentina e Alemanha.

Ao todo serão realizadas 30 palestras, que discutirão temas como financiamento de campanha, democracia na América do Sul, Justiça Eleitoral, participação feminina na política e reforma política.

Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar