Costa Rica 22 ℃

PR, DEM, PSB, PDT, PPS, PP, PTdoB e PRTB realizam convenções no dia 30 de junho

Convenções partidárias começam a definir cenário eleitoral de Costa Rica

Publicado em 15/06/2012 07:00

Após a realização das convenções, os sete partidos devem sacramentar a candidatura a prefeito de Waldeli (PR) - Foto: Lu

Os partidos PR, DEM, PSB, PDT, PPS, PP, PTdoB e PRTB realizam no próximo dia 30 de junho (sábado), das 13h às 20h, no Plenário da Câmara Municipal de Costa Rica (MS), suas convenções partidárias.

No último dia 02 de junho, o PR realizou o lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa, junto com os partidos acima citados que apresentaram seus pré-candidatos a vereadores, sendo também discutidas algumas propostas para o Plano de Governo. Clique Aqui e confira a galeria de fotos:

Após a realização das convenções, os partidos acima citados devem sacramentar a candidatura a prefeito do empresário Waldeli dos Santos Rosa (PR), assim como o nome do pré-candidato a vice-prefeito Roberto Rodrigues "Robertinho" (DEM) e dos candidatos ao cargo no Legislativo Municipal.

Em Costa Rica cada partido poderá lançar um número máximo de 17 candidatos ao cargo de vereador. Se ocorrer coligação entre os partidos esse número pode sofrer alterações na ordem de 30% para mais. Outra regra importante é a proporcionalidade exigida no que se refere à obrigatoriedade de uma reserva de vagas para candidatos do sexo feminino que é de 30%. No caso de Costa Rica, cada partido precisará destinar um total de 5 (cinco) vagas para a inscrição das candidatas.

Desde o dia 10 de junho os partidos políticos já podem realizar convenções para definir coligações e escolher seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores nas Eleições de 2012. De acordo com a Lei das Eleições (nº 9.504/1997), as convenções partidárias devem ocorrer no período de 10 a 30 de junho.

Após a realização das convenções partidárias, as legendas têm até às 19 horas do dia 5 de julho para registrar os candidatos na Justiça Eleitoral. A partir do dia 6 os candidatos podem começar a fazer campanha na internet, propaganda de rua, com carros de som, e comícios.

Os partidos PMDB, PSDB, PT, PV, PSOL, PRB, PRP, PTB e PCdoB ainda não anunciaram oficialmente seus pré-candidatos e a data da convenção, mas apontam o dia 23 de junho como o dia mais provável, isso porque estão aguardando a confirmação de algumas autoridades.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar