Costa Rica 20 ℃

Vovô do YouTube supera saudades da Capital e brilha na internet

Edimilson José mais de 4 milhões de visualizações no seu canal

Publicado em 30/09/2019 15:23

Provando que não existe idade para estar na internet, Edimilson José dos Santos têm 70 anos e faz sucesso com vídeos no seu canal no YouTube que atualmente tem mais de 4 milhões de visualizões e 800 seguidores. Com conteúdos variados e de diversos assuntos, Edimilson morou por muitos anos em Campo Grande, Capital do Mato Grosso do Sul, e hoje dedica a maior parte do seu canal mostrando os pontos turísticos da cidade Morena e ao mesmo tempo mata a saudade do lugar que foi palco de muitas fases de sua vida.

Ser youtuber ainda não é uma profissão, mas vem crescendo exponencialmente e atraindo diversas pessoas pelo mundo em busca de notoriedade e retorno financeiro. O YouTube desde o lançamento, em 2005, está entre as redes sociais mais acessadas não só no Brasil mas em todo o mundo.

Aposentado, o vovô do YouTube encontrou na produção dos vídeos a cura para a ansiedade. “Eu decidi criar meu canal em 2010, gosto de televisão, rádio, saber o que está acontecendo, eu já fiz várias propagandas e acho muito interessante trocar experiências com as pessoas também. Eu sou muito ansioso, depois que eu comecei a trabalhar com isso, minha vida mudou completamente”, disse.

Há pelo menos 5 meses, ele precisou mudar com a esposa para para o interior do São Paulo, na cidade de Rio Claro, mesmo assim não parou de produzir seus conteúdos baseados na cidade do coração. Lá na cidade paulista, Campo Grande teve é bem contada nos vídeos de Edimilson. “Cada local onde eu estou eu acho um lugar interessante e faço a filmagem, as pessoas que conheço em Rio Claro sempre me perguntam da onde eu vim e quando falo de Campo Grande, elas ficam curiosas para saber, e eu sempre mostro meus vídeos. Lá todo mundo assusta com a grandiosidade dessa cidade maravilhosa. Uma vez uma amiga do facebook me pediu para gravar um vídeo de Campo Grande porque ela tinha saudades e não podia voltar, eu gravei para ela e ela ficou muito feliz”, contou.

E não há barreiras para impedir seu Edimilson. Mesmo com a idade um pouco avançada, ele mesmo vai até o local e faz as filmagens com câmera própria e até celular. Depois de colher o material ele mesmo edita e publica no canal. Se preciso, ele também faz a narração do vídeo tudo isso sem ajuda de ninguém.

No seu canal Edimilson José dos Santos o internauta encontra vídeos desde gastronomia a pontos turísticos de Campo Grande. Mas o youtuber diversificou seu público. Lá no canal também os usuários podem encontrar vídeos de cultura do interior de São Paulo e demais vídeos de variedades que são divulgados no canal.

Em entrevista ao Correio do Estado, Edimilson conta que ele também escolhe seus temas baseados em suas experiências. “Eu já até tenho meu próximo vídeo em mente, vou falar sobre a hidrocele - doença que traz o acúmulo de fluido na membrana que reveste o testículo. O fluido flui do abdômen através de um canal para o escroto- eu fiz o procedimento e confesso que estava com medo de morrer na cirurgia, mas foi muito tranquilo e eu quero passar essa experiência para as pessoas que tenham medo também”, explicou.

Sobre o uso da tecnologia, o vovô não tem dificuldade e é só elogios. “Toda tecnologia depende de como usar, para mim é muito bom, é a ferramenta para desestressar, ter novos contatos, não é mais televisão que só traz tragédia, tem que ocupar o tempo. Meu conselho para todos os idosos é, abra um canal e vai trabalhando, vai fazendo, a gente precisa criar”, finalizou.

YOUTUBE

O Google aponta que a plataforma de vídeos atingiu a marca de 98 milhões de usuários mensais no Brasil, com um adicional de 35 milhões nos últimos dois anos. Os dados são do estudo YouTube Insights 2017, segunda edição do levantamento que reúne os principais dados da plataforma.

Porém quem acha que a profissão youtuber é só para adolescentes ou esse público seja o majoritário está bastante equivocado. Recentemente o Google divulgou alguns dados sobre o consumo de vídeos no YouTube e o público predominante, advinhem? é o adulto.

*Só no mobile (celular), numa semana média, o YouTube alcança mais adultos durante o horário nobre do que qualquer canal de TV a cabo.

*3 em cada 4 adultos dizem assistir ao YouTube em casa em dispositivos móveis.

*Pessoas que assistem ao YouTube em dispositivos móveis prestam 2x mais atenção ao conteúdo do que as que assistem TV.

*As maiores razões para as pessoas verem vídeos no YouTube são “para relaxar” e “para se entreter”.

*As 4 categorias mais assistidas são comédia, música, entretenimento/cultura pop e “como fazer”.

Correio do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar