Costa Rica 22 ℃

Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul terão programação especial de prevenção, em Costa Rica

E nos dias 09 e 23 de outubro todos os ESFs estarão abertos no horário normal e também das 18:30 às 21:30 horas especialmente para aquelas mulheres que trabalham durante o dia

Publicado em 01/10/2019 13:48

Produção: OK Comunicações

A programação do Outubro Rosa e Novembro Azul já está definida em Costa Rica – MS. A iniciativa é do Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa enfatiza que o “Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Já o Novembro Azul visa à conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Conforme a secretária Municipal de Saúde Adriana Tobal, a programação é vasta, com 60 dias voltados a prevenção. “Vamos ter atividades nas ESFs – Estratégias de Saúde da Família – voltadas para as mulheres em outubro e para os homens no mês de novembro. Gostaríamos que as pessoas levassem a sério a prevenção, principalmente nestes dois meses”, aponta a gestora ao fazer um apelo para que todos façam o exame, seja do câncer de mama, seja da próstata.

Durante todo o mês de outubro, as equipes das unidades de saúde vão fazer a coleta de preventivo e os exames clínicos das mamas. E nos dias 09 e 23 de outubro todos os ESFs – Estratégia de Saúde da Família – estarão abertos no horário normal e também das 18:30 às 21:30 horas especialmente para aquelas mulheres que trabalham durante o dia.

“O Outubro Rosa que é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro, com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher”, complementa a Adriana Tobal.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica Daiane Pupin, é muito importante a participação das mulheres na campanha, inclusive, aquelas que ainda neste ano não realizou a coleta do preventivo. “Todas as mulheres que coletarem o preventivo ganham um copo personalizado do Outubro Rosa”.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar