Costa Rica 21 ℃

Após anos de luta, Costa Rica finalmente conquista cobertura total do 4G, inclusive no bairro Vale do Amanhecer e região

Desde a tarde de segunda-feira (30) a população costarriquense está desfrutando do sinal 4G nos quatro cantos da cidade

Publicado em 01/10/2019 17:00

Foto: Divulgação

Finalmente, após anos de luta, a população de Costa Rica – MS, inclusive do bairro Vale do Amanhecer e região podem comemorar a conquista da cobertura total do 4G. Depois de vários requerimentos do Poder Executivo, do Poder Legislativo, do Procon e empresários locais, o sonho se torna realidade.

Desde a tarde de segunda-feira (30) a população costarriquense está desfrutando do sinal 4G nos quatro cantos da cidade.

Durante anos, as constantes reclamações sobre a qualidade dos serviços de internet e telefonia móvel prestados por operadores em Costa Rica ganharam o apoio do prefeito Waldeli dos Santos Rosa, dos vereadores da Câmara Municipal, Procon e empresários locais, que protestaram inúmeras vezes junto a ANATEL e as operadores que oferecem esse serviço na cidade por melhorias.

“Sofremos muito com o serviço oferecido de dados móveis (4G) e também com a falha no sistema de telefonia móvel. Foram dias, meses, anos solicitando providências quanto à qualidade na prestação dos serviços, considerando que era recorrentes as reclamações e procedimentos cadastrados junto a unidade do Procon no município”, lembra Waldeli.

Por sua vez o presidente da Câmara de Vereadores de Costa Rica, Averaldo Barbosa da Costa, lembra que “existia uma constante queda de sinal durante ligações recebidas e efetuadas. Pontuamos ainda que o serviço de internet móvel era deficitário e trazia enormes dificuldades na comunicação, assim como prejuízos para a atividade empresarial e para a população em geral na nossa região”, salientou.

Assim também, atendendo ao apelo da população, o coordenador do Procon local Walder de Freitas realizou por várias vezes reuniões com representantes da Vivo e enviou ofícios. “Sem dúvidas essa é uma ótima notícia, uma conquista ímpar, mas devemos estar sempre atentos para buscar melhorias no serviço de telefonia móvel, entretanto, devemos agradecer em especial as diretoras da Vivo Alessandra Lugato e Assunta Vieira”, disse o gestor agradecido.

“Walder sempre foi incansável na briga com as empresas de telefonia para implantação do sinal 4G em Costa Rica. Parabéns pelo excelente trabalho. Na oportunidade também saudamos o empenho dos nossos vereadores que realizaram inúmeras indicações e audiências junto as estas empresas para buscar resolver o problema”, finalizou entusiasmado Waldeli.

Conquista

No dia 24 de junho de 2019, a gerente institucional de Relacionamento com Órgãos de Defesa do Consumidor Assunta Vieira de Campos respondeu ao Procon de Costa Rica dizendo que até o fim deste ano a ativação da tecnologia 4G seria realizada.

“Já nos dias 28 e 29 de setembro uma equipe da Vivo esteve na cidade para realizar essa ativação e a manutenção na torre para que todos esses bairros acima da Fundação Hospitalar pudessem receber a tecnologia 4G. O resultado da visita foi mais que positivo e no último dia 30 de setembro recebi inúmeras mensagens dos moradores do bairro Vale do Amanhecer e região agradecendo pelo sinal”, comemora Waldeli.

Atualmente Costa Rica é atendida com quatro torres, sendo uma com 2G, outra com 2G/3G/4G, uma torre dedicada a usina com sinal 2G/3G/4G e a última que fornecia o sinal 2G e agora passa ser 4G.

“Ressaltamos que um serviço de telefonia e internet, seja fixa ou móvel, de qualidade, é de suma importância para Costa Rica e região, pois o Município é polo de desenvolvimento no turismo e agronegócio com atividades pujantes na indústria, comércio e na prestação de serviço em diversas áreas”, complementou o secretário Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Keyler Simey Garcia Barbosa.

Walder Freitas lembra que os problemas mais recorrentes protestados junto ao Procon em Costa Rica diziam respeito aos serviços de telefonia móvel por conta da interrupção no serviço, ou seja, a queda do sinal de internet e a interrupção nas ligações. “Questionamos por anos à internet banda larga vendida pelas concessionárias de telefonia. É comum que as operadoras vendam o serviço de internet 3G ou 4G e posteriormente o consumidor verifica que o serviço não está incluído em determinada área de cobertura ou tem uma velocidade inferior ao que é prometido pela empresa”, concluiu.

Sistema 4G

O 4G é a quarta geração de telefonia móvel, sendo a sucessora do 3G. E, assim como o 3G, o 4G permite a utilização de dados em dispositivos móveis como celulares, tabletes e notebooks. A tecnologia 4G possui a melhor capacidade de transmissão de dados, pois foi criada com base nas redes HPSA e GSM. Assim, a rede 4G alcança velocidades superiores a rede 3G, graças a sua priorização ao trafego de dados. A velocidade média de navegação com a tecnologia 4G é de até 5 Mbps, podendo haver oscilações.

“Com o 4G em Smartphone, tablete e/ou mini-modem os usuários terão uma melhor experiência na navegação, menos tempo pra carregar vídeos em alta definição, fazer download e upload de arquivos e baixar aplicativos”, explica o coordenador do Procon de Costa Rica.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar