Costa Rica 23 ℃

Vereadores cobram explicação da Energisa sobre aumentos abusivos na conta de energia dos costarriquenses

Conforme o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB), diversos moradores relataram o aumento dos valores cobrados na conta de luz.

Publicado em 01/11/2019 10:14

Foto: ASSECOM/CMCR

Os vereadores de Costa Rica-MS se reuniram nesta segunda-feira (29/10) para a 38ª Sessão Ordinária do ano de 2019. O principal assunto debatido pelos parlamentarem foram às cobranças abusivas nas taxas cobradas pela Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia nos municípios de Mato Grosso do Sul.

Conforme o vereador Ailton Martins de Amorim (MDB), diversos moradores relataram o aumento dos valores cobrados na conta de luz. “Recebi nesta semana diversas ligações de consumidores indignados com o tamanho das cobranças que tem sido feito pela concessionária Energisa. Não bastando a questão dos valores, diversos munícipes questionaram a falta de energia não só na zona urbana, como na zona rural”.

Outro ponto abordado por Ailton, foi a demora na realização dos reparos pela concessionária. “Todo o ano quando começa o período das chuvas é a mesma ocorrência, para-raios queimado, cruzetas quebradas, árvores na fiação e a demora na realização dos reparos ocasionando perdas de seus produtos”, frisou indignado Ailton.

Complementando a fala do vereador, Ronivaldo Garcia Cota, o Roni Cota (PSDB), reforçou que esta não é uma matéria nova nesta Casa de Leis e no Estado.  “Nós temos realmente uma demanda muito grande por parte da população no sentido de tentarmos amenizar os impactos da falta de responsabilidade e comprometimento da Energisa para com a nossa população. Neste ano, inclusive, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tentou abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra a Energisa, mas infelizmente não conseguiu o número de assinaturas suficientes para dar prosseguimento a CPI. Agora mais uma vez, a problemática a população que se revolta em vários manifestos nas redes sociais, na tentativa de assinatura para abrir nova investigação”, contou Roni.

O vereador José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), frisou ainda que ao questionar o valor da fatura de energia cobrada pela Energisa, os mesmos alegam como justificativa que eles são distribuidores de energia e que atendem todas as determinações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). “Quando pegamos a fatura de energia, e vem por exemplo R$300,00 reais, podemos somar que entorno de 50% desse gasto é com a energia e os outros 50% são impostos, então os consumidores devem ficar atentos à leitura da conta, e procurar seus direitos no PROCOM. Sabemos hoje, muitas pessoas não tem condições de assumir contas exorbitantes como a concessionária vem cobrando”, disse em tribuna o Dr. Maia.

O presidente da Câmara de Vereadores, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), reforçou em sua fala às várias audiências na capital em busca de uma solução para o problema. “Temos uma farta documentação nesta Casa, inclusive quase todos os colegas vereadores fizeram uso da tribuna para reclamar da Energisa. Fizeram audiências em Campo Grande para cobrar da Energisa uma posição com relação aos consumidores. Aquilo tenho falado diariamente, as agências reguladoras foram criadas para ficar do lado do contribuinte, porém infelizmente elas mudaram, hoje elas acham melhor atender aos anseios das concessionárias do que dos consumidores”, disse em tom de desabafo o presidente da Câmara.

Durante a sessão da semana passada, 21 de outubro, o 1º secretário Jovenaldo Francisco dos Santos, o Juvenal da Farmácia (PSB), apresentou em plenário um Requerimento destinado a Energisa solicitando explicações acerca do aumento da energia elétrica. Juvenal reforçou na sessão de segunda que os edis assinem em nome da Câmara o requerimento. Os edis aguardam resposta da concessionária.

Cassiane Mews/ Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar