Costa Rica 28 ℃

Acordo entre MS e União para combate ao tráfico é prorrogado pela terceira vez

Convênio havia sido renovado em julho e em setembro

Publicado em 25/11/2019 14:30

Assinado em 2014, convênio que prevê apoio das forças estaduais de segurança à Polícia Federal no combate ao tráfico de drogas e armas foi prorrogado por mais 120 dias. O acordo já havia sido alongado outras duas vezes este ano.

A nova prorrogação, cujo extrato de termo aditivo foi publicado na edição desta segunda-feira (25) do DOU (Diário Oficial da União), mantém o apoio da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) apenas nos “serviços de prevenção e repressão aos crimes de tráfico ilícito e uso indevido de substâncias entorpecentes e drogas”.

O vínculo tinha duração de 60 meses quando firmado. O convênio perderia validade no dia 27 de julho de 2019, mas, dois dias antes, foi prorrogado pela primeira vez, por 60 dias.

Na época, a administração estadual pressionava o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, pela ampliação das contrapartidas federais no convênio.

O governo do Estado defendia que a maior parte do trabalho envolvendo apreensões, destinação de entorpecentes apreendidos e prisões de criminosos ficava sob responsabilidade da Polícia Civil.

O Executivo sul-mato-grossense argumentava também que os presos nas ações de combate ao tráfico acabam nas penitenciárias administradas pelo Estado, o que onera mais os cofres locais.

Como resultado dos apelos, a primeira prorrogação excluiu do acordo de cooperação o tráfico internacional e as infrações cuja prática tenham repercussão interestadual.

Em setembro, o vínculo voltou a ser renovado por mais 60 dias, com as mesmas cláusulas anteriores.

Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...