Costa Rica 22 ℃

Aeronave da Força Aérea de MS auxilia nas buscas por avião no Chile

O avião pode realizar buscar pelo calor, podendo detectar uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar

Publicado em 11/12/2019 13:17

A FAB (Força Aérea Brasileira) disponibilizou, ontem (10), a aeronave operada pelo Esquadrão Pelicano da Base Aérea de Campo Grande e uma aeronave de Santa Cruz (RJ) para auxiliar nas buscas ao avião da Força Aérea Chilena, que está desaparecido desde a madrugada de ontem (10). Os aviões são utilizados em operação de busca e salvamento, dotados de sensores infravermelhos e equipados com recursos de varredura eletrônica. O início das buscas ainda não foi divulgado pelo órgão.

O avião militar chileno C-130, com 38 pessoas a bordo, decolou de Punta Arenas, no sul do país, rumo à base aérea Presidente Eduardo Frei Montalva, mas o contato via rádio foi interrompido no deslocamento. Cerca de 7 horas após o desaparecimento dos radares, a Força Aérea chilena admitiu a queda da aeronave.

Conforme a FAB, o SC-105 SAR, é operado pelo Esquadrão Pelicano, sediado na Ala 5, em Campo Grande. O radar da aeronave tem capacidade de monitorar em 360 graus e simultaneamente até 640 alvos em um raio de 370 km. A aeronave pode detectar alvos tão pequenos quanto um bote e acompanhá-los em movimento na superfície com até 139 km/h.

Além disso, pode realizar buscar pelo calor, podendo detectar, por exemplo, um avião encoberto pela vegetação ou uma pessoa no mar. Já a aeronave P-3AM com quatro motores, operada pelo Esquadrão Orungan (sediado na Ala 12, em Santa Cruz, no Rio de Janeiro), tem grande autonomia, podendo permanecer em voo durante 16 horas.

Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...