Costa Rica 23 ℃

Costa Rica é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul, com menos de 50 mil habitantes, a ter um Castramóvel

O atendimento acontece a partir desta terça-feira (28), no ESF Vale do Amanhecer

Publicado em 27/01/2020 15:59

Foto: Igor Santana - ASSECOM/PMCR

Autoridades de Costa Rica – MS entregaram oficialmente nesta segunda-feira (27), o tão esperado Castramóvel, uma unidade móvel exclusiva para fazer a castração de cães e gatos (machos) gratuitamente.

Costa Rica é a primeira cidade de Mato Grosso do Sul, com menos de 50 mil habitantes, a contar com os serviços de um Castramóvel. A entrega do veículo aconteceu na tarde de hoje, em uma cerimônia realizada na unidade de Saúde do Vale do Amanhecer / Flor do Cerrado e Zona Rural.

Ao fazer a entrega do veículo, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa, destacou que o Castramóvel entra num contexto para facilitar as políticas públicas relacionadas à causa animal e de saúde pública, junto com a Coordenação de Vigilância em Saúde e o grupo de voluntários Ajude um Focinho. “É mais uma conquista para Costa Rica, mais um equipamento público nessa área para dar sustentação às políticas públicas do município em relação à causa animal”, salientou.

A secretária de Saúde de Costa Rica, Adriana Tobal, por sua vez lembrou que o município já tem um programa de Controle populacional de cães e gatos (machos). “O Castramóvel é mais uma ferramenta que encontramos para ajudar a diminuir essa super população. Não é um problema que a gente resolve da noite para o dia. São ações continuas e cada vez agregando mais equipamentos visando isso para o futuro”, explica.

Para a presidente do grupo não formalizado Ajude um Focinho, Thays Felício, o Castramóvel representa uma vitória, porque é uma demanda muito antiga da causa animal.

“Sem dúvidas será mais um “diferencial” para Costa Rica. Agradeço às autoridades envolvidas nessa conquista que sem dúvidas vem de encontro com a luta diária dos voluntários do grupo. Eu tenho certeza que irá ajudar muito, será um diferencial na castração e até mesmo no controle da procriação, evitando que aumente essa demanda. É uma questão de saúde, cuidado e de proteção com os animais”, argumentou.

Thays Felício diz que todo o grupo está muito feliz pela conquista, principalmente por poder ter feito todo um trabalho de educação e orientação para a guarda responsável antes desta fase de atendimento aos animais. É importante que as pessoas façam sua parte agora e levem seus animais domésticos (cães e gatos, machos) para serem castrados, para que os objetivos possam ser atingidos, que são o bem-estar do animal, da família e também do meio-ambiente”, enfatizou.

Castramóvel 

O Castramóvel é um consultório itinerante que vai funcionar como um centro cirúrgico de cães e gatos (machos). O veículo conta com tudo o que é necessário para realização do procedimento de castração, como equipamentos médicos, instrumentos cirúrgicos, esterilizador etc. A unidade e os equipamentos foram adquiridos com 100% de Recursos Próprios.

A meta da equipe do Castramóvel é realizar em média de quatro a seis procedimentos por dia de atendimento. “O número de atendimentos varia de acordo com a espécie, porte e gênero do animal. A castração dos animais é importante para o controle da população animal, medida fundamental para evitar a proliferação de zoonoses, como a leishmaniose. Também previne doenças e melhora o comportamento do animal”, explica o médico veterinário, responsável técnico pelo Castramóvel, Dorival Dias.

“A população de animais de rua têm crescido incontrolavelmente, então mesmo com o trabalho dos voluntários do grupo Ajude um Focinho, a gente não consegue dar conta. São muitos animais na rua, sem contar os semi-domiciliados, que têm donos e vão para a rua sem estar castrado, aumentando ainda mais a população. Para nós é uma luz no fim do túnel”, destaca Thays Felício ao reforçar que o Castramóvel irá dar uma força a mais para o trabalho voluntário. “É como se fosse um combustível para o nosso trabalho. Vem para somar, porque temos pouco recurso. Acredito que vamos conseguir aumentar de forma exponencial o número de casos atendidos”, finaliza a presidente do grupo Ajude um Focinho.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar